Buscar

De sua opinião.

Caroline é uma professora do segundo ano do Ensino Fundamental que vem enfrentando dificuldades em sua primeira experiência em uma sala de aula com uma aluna com deficiência.

Bruna, a aluna em questão, apresenta uma síndrome que, entre outras questões, a deixa com um retardamento mental moderado. De acordo com Caroline, Bruna é adorável. Tanto que a professora gosta de prestar atenção ao desempenho da aluna e no modo como ela se esforça para cumprir tarefas, e isto se dá em quase todas as aulas.

Entretanto, todas as vezes que Caroline acompanha Bruna na execução das tarefas, os demais alunos se dispersam, já que terminam suas tarefas antes de Bruna. Os alunos têm, inclusive, se mostrado agitados e hostis desde que a dinâmica da sala foi modificada com a chegada de Bruna e da professora assistente. Além disso, o relacionamento entre Caroline e a professora de apoio, que deveria acompanhar Bruna, não é muito bom.

A assistente acha que Caroline extrapola nos cuidados com Bruna. Em decorrência disso, a professora assistente se sente pouco à vontade, seja para desempenhar seu papel junto a Bruna, seja para interagir com Caroline.

Nesta situação todos são prejudicados. O que precisa ser revisto? Seu desafio consiste em apontar meios para que a prática inclusiva possa ser mais harmoniosa e eficaz na sala de aula da professora Caroline.

💡 5 Respostas

User badge image

Guilherme Bernal Marcondes de Souza

Sinceramente eu n sei kkkkk????????????????
0
Dislike0
User badge image

Segurança Matriz

Os papéis desempenhados pelas duas professoras são diferentes e complementares, e isso deve ser respeitado.

Cabe à Caroline a responsabilidade de trabalhar a conscientização de seus alunos em prol de uma postura mais respeitosa e inclusiva.

Ela pode para isso desenvolver atividades educativas como auxílio da professora assistente

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais