Buscar

O que é troponina na contração msucular?

💡 17 Respostas

User badge image

Ítalo Jorge Alves Albuquerque

Troponinas são proteínas envolvidas na regulação da contração muscular esquelética e cardíaca. Isso é feito por meio da regulação da interação cálcio-dependente da miosina com a actina no aparelho contrátil muscular. Cada Troponina é composta de 3 subunidades:

Troponina C (TnC): liga-se fortemente ao cálcio, para produzir uma mudança conformacional na troponina I
Troponina T (TnT): liga-se à tropomiosina, formando um complexo troponina-tropomiosina
Troponina I (Tnl): liga-se à actina para manter o complexo actina-tropomiosina no lugar
Resumidamente, o cálcio vai se ligar à Troponina C, o que acarreta uma mudança na configuração da proteína. Isso causa um deslocamento do complexo tropomiosina-troponina, existindo então uma interação actina/miosina, com consequente encurtamento (contração) do miócito.
4
Dislike0
User badge image

Cyda Menezes Lobo

roponinas são proteínas envolvidas na regulação da contração muscular esquelética e cardíaca. Isso é feito por meio da regulação da interação cálcio-dependente da miosina com a actina no aparelho contrátil muscular.

3
Dislike0
User badge image

Marinelda Santana do nascimento

Troponinas são proteínas envolvidas na regulação da contração muscular esquelética e cardíaca. Isso é feito por meio da regulação da interação cálcio-dependente da miosina com a actina no aparelho contrátil muscular.A ligação do cálcio nos sítios regulatórios localizados no domínio N-terminal da troponina C (TnC) induz uma mudança conformacional que remove a ação inibitória da troponina I (TnI) e inicia a contração muscular.
2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais