Buscar

Oncologia

Na disciplina, abordamos diversos assuntos referentes aos aspectos psicológicos do paciente oncológico e às abordagens de cuidado para o manejo adequado destes aspectos. Nesse sentido, Veit e Barros (2008) recomendam uma série de procedimentos a serem desenvolvidos na assistência institucional aos pacientes acometidos de câncer, conforme vimos descrito no conteúdo da disciplina.


💡 2 Respostas

User badge image

Souza santos

ESCOLHA quatro procedimentos DISTINTOS:

 

- 1 procedimento que se aplique a fase de diagnóstico.

Avaliação psicológica individual focada na relação com a doença

 

- 1 procedimento que se aplique a fase de tratamento.

Manejo de efeitos colaterais

 

- 1 procedimento que se aplique a fase de cura.

Qualidade de vida e convivência com sequelas.

 

- 1 procedimento que se aplique a fase de paliação.

Paliação 


0
Dislike0
User badge image

Souza santos

Avaliação psicológica individual focada na relação com a doença

A avaliação psicológica individual focada na relação com a doença é um plano que foca no tratamento da doença considerando as reais necessidades relacionadas ao paciente. Visando avaliar suas crenças, expectativas da doença, os seus desejos e suas ansiedades no período da sua enfermidade. Identificando assim as suas preocupações no que se refere às mudanças atuais de rotina particulares e relações com sua família. Preocupando-se com o objetivo de atender a todas as demandas identificadas.

 

 

Manejo de efeitos colaterais

Torna-se muito importante que toda a equipe multidisciplinar esteja empenhada e ciente em controlar todos os efeitos colaterais existentes durante todo o tempo do tratamento, incluindo sintomas de náuseas, álgias e vômitos. Usando nesses caos protocolos institucionais, para a intervenção de dor, acompanhamento de sintomas, técnicas de relaxamento físico e meditação. Auxilio psicológico, atendimento humanizado.

 

Qualidade de vida e convivência com sequelas.

No ambiente hospitalar ou em outras instituições, a participação em grupos de reabilitação se torna bastante eficaz no sentido de melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares. Orientando sobre novos meios para lidar com as suas sequelas, inserindo cuidados específicos para cada cliente. Habilitando sua família a ter os cuidados necessários, focando na humanização e carinho neste momento delicado.

 

Paliação

A abordagem de cuidados paliativos, estão aplicados em todos os estágios da doença do paciente oncológico, a partir da data do seu diagnóstico. Os cuidados paliativos são aplicados quando fica constatada a impossibilidade de cura visando um alivio e dignidade até a fase terminal da doença. Quando a cura não é mais possível, cuida-se do manejo da dor, preparação para a morte, prevenção do luto precoce.

 

 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais