Buscar

Qual a diferença e significado das palavras, precatória e precatório;

Respostas

11 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

sinal.pronto

precatorio é uma indenização ao cidadão por irresponsabilidade de algum órgão público, já a precatoria é um convite judicial para o cidadão responder a um processo.

2
Dislike0
User badge image

user

A carta precatória é um material de comunicação entre juízes de diferentes comarcas. Precatório, por sua vez, é um título judicial que reconhece a dívida do ente público com quem moveu a ação

1
Dislike0
User badge image

Ariadine C. Roncaglia

O significado de precatório, considerando a etimologia, vem do latim precatorius. No dicionário, encontramos a sua explicação como “que roga ou solicita algo” e “documento ou carta que roga ou solicita algo”.

Assim, o uso da palavra diz respeito a um documento ou carta que “roga” (pede) ou “solicita” determinada ação de outra parte. 

Por essa definição básica, entendemos que o significado de precatório está relacionado a uma ordem ou pedido de ação a uma terceira parte. 

Na prática, o significado de precatório está inserido no contexto de processos judiciais movidos por cidadãos contra o governo. 

Uma vez que uma pessoa move uma ação contra a administração pública, ela deve ganhar ou perder a causa. Mesmo se os primeiros julgamentos lhe deram a vitória, o Estado ainda pode entrar com recursos, e eles serão julgados em instâncias cada vez mais altas.

As instâncias são os níveis do poder judiciário, que têm como poder mais alto os Tribunais Federais.

Se o processo movido pelo cidadão chegar à última instância e a Justiça considerar que ele ganhou a causa, isso quer dizer que o Estado foi condenado. Sendo assim, o governo se torna um devedor desse cidadão, e deve lhe pagar determinado valor, como se fosse uma indenização.

Esse valor também é definido pelo próprio processo, já que cada causa tem características próprias.

Carta precatória é um instrumento utilizado pela Justiça quando existem indivíduos em comarcas diferentes. É um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca.

Assim, um juiz (dito deprecante), envia carta precatória para o juiz de outra comarca (dito deprecado), para citar/intimar o réu ou intimar testemunha a comparecer aos autos. É uma competência funcional horizontal, não havendo hierarquia entre deprecante e deprecado

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina