Buscar

Quais são os sujeitos do direito internacional publico?

quero saber quais são os sujeitos do DIP, e a características de cada um.

Respostas

User badge image

Bernardo Henrique

Curte de volta pra ajudar a ganhar pontos.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Os sujeitos de Direito Internacional Público são:  

Estado: são sujeitos por excelência; possui 4 elementos constitutivos: povo(elemento humano), território (elemento material), governo (elemento político e não é fixo) e finalidade (elemento social).

Organizações Internacionais/Organismos Internacionais: são interestatais (entre Estados); não tem soberania própria; os Estados cedem parte de sua soberania; diferente de ONG's; acordo de vontade (os Estados tem que ter interesse em participar); órgãos de caráter permanente e independentes; o interesse é da própria organização internacional; é permanente.

Coletividades Não Estatais: não é um Estado e sim um agrupamento de pessoas com objetivos em comum mas atuam como Estados mesmo não sendo um Estado. São as que não dependem de vontade dos Estados para sua existência. As mais importantes são: a) os beligerantes(grupos voltados para luta armada, grupos que querem dominar algum território como o Estado Islâmico que tomou algumas cidades do Iraque); b) os insurgentes(discutir sobre um sistema político sem entrar em guerra como a Venezuela); c) os movimentos de libertação nacionais (grupos que querem independência como a Palestina); d) a Soberana Ordem Militar de Malta (entidade voltada à assistência médica e humanitária).

Santa Sé: é a sede da administração católica; independente em 1929 por meio do tratado de Latão (tratado assinado por Mussolini); o papa é o chefe de Estado; o Vaticano é considerado como um Semi-Estado; é reconhecido pelos demais Estados; a natureza jurídica é Sui Generis ; tem finalidade religiosa; na ONU o Vaticano é "observador" permanente.

Cruz Vermelha: tem natureza jurídica de direito privado; é neutro e independente; tem como objetivo de proteção e assistência humanitária; tem personalidade ilimitada; tem caráter especial.

OBS: não se deve bombardear a Cruz Vermelha, independente de qualquer situação

Indivíduos: direitos humanos; tem personalidade (ingresso direto nas instituições internacionais, tem capacidade processual); recebe proteção diplomática; tem demandas em cortes de direitos humanos; capacidade limitada.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando