Buscar

3- Por que em pH fisiológico a maioria dos aminoácidos livres (os que não estão incorporados às proteínas) não exercem uma boa atividade tamponante...

3- Por que em pH fisiológico a maioria dos aminoácidos livres (os que não estão incorporados às proteínas) não exercem uma boa atividade tamponante?

Para ter eficiência, o sistema tampão precisa variar, em torno do pK, cerca de +1 ou -1, ou possuir fórmula 50% ionizada. Nos aminoácidos livres, vão possuir cadeias laterais fixas, com seu grupo amina e carboxila agindo como base ou ácido. Assim, para ser bom tamponante, a cadeia lateral precisaria reagir com outros compostos e ter valor de pK aproximadamente igual ao pH, coisa que não acontece em aminoácidos livres.

Essa pergunta também está no material:

Questionário Dirigido 2 Glossário - Aminoácidos
2 pág.

Bioquímica I Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Em pH fisiológico, a maioria dos aminoácidos livres não exerce uma boa atividade tamponante devido às características das suas cadeias laterais. Para que um sistema tampão seja eficiente, ele precisa variar em torno do seu pK, cerca de +1 ou -1, ou seja, estar 50% ionizado. No caso dos aminoácidos livres, suas cadeias laterais possuem grupos funcionais fixos, como o grupo amina e o grupo carboxila, que atuam como base ou ácido. Para que um aminoácido livre seja um bom tamponante, sua cadeia lateral precisaria reagir com outros compostos e ter um valor de pK aproximadamente igual ao pH, o que não ocorre na maioria dos aminoácidos livres.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais