Buscar

Uma viga biapoiada, com 15,0 metros de vão entre eixo de apoios, está submetida a um carregamento vertical distribuído em toda a sua extensão, cujo...

Uma viga biapoiada, com 15,0 metros de vão entre eixo de apoios, está submetida a um carregamento vertical distribuído em toda a sua extensão, cujo valor é de Q = 20 KN.m. A viga também recebe uma carga concentrada de 10 KN a uma distância de 5,0 metros do apoio esquerdo. Foi denominado o apoio esquerdo de A e o apoio direito de B. Tendo em vista a descrição da viga, analise as sentenças a seguir:

I- A reação de apoio vertical em A possui valor de 156,7 KN.
II- O momento máximo da viga possui valor de 562,5 KN.m.
III- No local em que a viga recebe a carga concentrada de 10KN, o diagrama de momento f letor apresenta uma descontinuidade.
Somente a sentença I está correta.
Somente a sentença II está correta.
Somente a sentença III está correta.
As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Resistência dos Materiais
3 pág.

Introdução à Mecanica das Estruturas Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas, podemos verificar a veracidade das sentenças: I- A reação de apoio vertical em A possui valor de 156,7 KN. Para calcular a reação de apoio vertical em A, devemos considerar o equilíbrio da viga. Como temos uma carga concentrada de 10 KN a uma distância de 5,0 metros do apoio esquerdo, podemos calcular a reação de apoio vertical em A utilizando a seguinte fórmula: RA = (Q * L - P * a) / L Onde: RA é a reação de apoio vertical em A Q é o carregamento vertical distribuído em toda a extensão da viga (20 KN/m) L é o vão entre os apoios (15,0 metros) P é a carga concentrada (10 KN) a é a distância da carga concentrada ao apoio esquerdo (5,0 metros) Substituindo os valores na fórmula, temos: RA = (20 * 15 - 10 * 5) / 15 RA = (300 - 50) / 15 RA = 250 / 15 RA ≈ 16,7 KN Portanto, a sentença I está incorreta. A reação de apoio vertical em A possui valor de aproximadamente 16,7 KN. II- O momento máximo da viga possui valor de 562,5 KN.m. Para calcular o momento máximo da viga, devemos considerar a carga concentrada de 10 KN a uma distância de 5,0 metros do apoio esquerdo. O momento máximo ocorre no ponto de aplicação dessa carga concentrada. Utilizando a seguinte fórmula: Mmax = P * a Onde: Mmax é o momento máximo da viga P é a carga concentrada (10 KN) a é a distância da carga concentrada ao apoio esquerdo (5,0 metros) Substituindo os valores na fórmula, temos: Mmax = 10 * 5 Mmax = 50 KN.m Portanto, a sentença II está incorreta. O momento máximo da viga possui valor de 50 KN.m, não de 562,5 KN.m. III- No local em que a viga recebe a carga concentrada de 10KN, o diagrama de momento fletor apresenta uma descontinuidade. Quando a viga recebe uma carga concentrada, o diagrama de momento fletor apresenta uma descontinuidade no ponto de aplicação dessa carga. Portanto, a sentença III está correta. Dessa forma, a única sentença correta é a III.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais