Logo Passei Direto
Buscar

Literatura Infantil

Colégio Objetivo
Está correto apenas o que se afirma em:

I- O planejamento de uma biblioteca infantil envolve a concepção de estratégias que visam preparar o leitor para o deleite do texto literário.
II- Dentre uma das metas, a organização de uma biblioteca infantil deve visar o desenvolvimento da competência interpretativa de quem lê.
III- Uma das metas da biblioteca infantil é desconstruir o ensino da literatura da historiografia literária.
IV- Cabe à biblioteca escolar estruturar didaticamente o texto durante o processo de acessibilidade à literatura infantil.
1. I, III e IV.
2. I e II.
3. I, II e III.
4. II e IV.
5. III e IV.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a número 2: "I e II". Apenas as afirmações I e II estão corretas. A afirmação III está incorreta, pois a meta da biblioteca infantil não é desconstruir o ensino da literatura da historiografia literária. E a afirmação IV também está incorreta, pois não cabe à biblioteca escolar estruturar didaticamente o texto durante o processo de acessibilidade à literatura infantil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Os livros dirigidos às crianças tiveram que variar os seus temas, tanto para refletir os problemas e formas de vida próprios da realidade dos leitores, como para responder à preocupação educativa que, fruto de atitudes morais, debilitava o consenso sobre a preservação da infância como uma etapa inocente e incontaminada, própria da narrativa das décadas anteriores.” De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:

1. As narrativas contemporâneas buscam ressignificar o conceito atual de infância, equiparando-a a períodos anteriores.
2. A literatura infantil contemporânea surge como forma de inovação de toda uma tradição que versa sobre o teor educacional da literatura.
3. As transformações realizadas na produção literária infantil são reflexo das novas necessidades educacionais surgidas no decorrer das décadas.
4. Nas obras ficcionais, o narrador procura atingir a criança e compreender sua percepção de mundo e o faz sem a transmissão de valores.
5. No decorrer de uma literatura direcionada ao público infantil, houve constante diálogo entre escritor e universo formativo de seus leitores.
1
2
3
4
5

Leia o trecho a seguir: “O desenvolvimento recente da literatura juvenil, assim como seu propósito de atrair a atenção de um público adolescente, conduziu, sem dúvida, à introdução de temas com pouca ou nenhuma tradição na ficção infantil e juvenil [...] à abordagem de temas sociais próprios da sociedade moderna.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) As narrativas infantis contemporâneas buscam se reinventar em prol de um novo perfil de leitor. II. ( ) A abordagem de temas com pouca relação na tradição da literatura infantil e juvenil é uma característica recente. III. ( ) A literatura juvenil contemporânea busca abordar temas sociais próprios da sociedade moderna. IV. ( ) A literatura juvenil contemporânea não tem relação com a tradição da literatura infantil e juvenil. V. ( ) A literatura juvenil contemporânea busca atrair a atenção de um público adolescente. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. ( ) As narrativas infantis contemporâneas buscam se reinventar em prol de um novo perfil de leitor.
II. ( ) A abordagem de temas com pouca relação na tradição da literatura infantil e juvenil é uma característica recente.
III. ( ) A literatura juvenil contemporânea busca abordar temas sociais próprios da sociedade moderna.
IV. ( ) A literatura juvenil contemporânea não tem relação com a tradição da literatura infantil e juvenil.
V. ( ) A literatura juvenil contemporânea busca atrair a atenção de um público adolescente.
V, F, V, F, V
F, V, V, F, V
V, V, V, F, V
F, F, V, F, V
V, V, V, V, V

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I- Til é um dos motivos de termos livros infantis sob temática racial.
II- As novas estratégias utilizadas pelos autores de literaturas infantis consideram um público habituado à prática da leitura.
III- Uma literatura que dialoga com novas questões morais é uma característica típica de uma sociedade moderna.
IV- Embora aborde temas contemporâneos, o termo infantil passa a ressignificar os mesmos elementos dos contos clássicos.
1. F, F, V, V, V.
2. V, V, F, F, V.
3. F, V, V, F, F.
4. F, V, F, V, F.
5. V, F, F, V, V.

De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto afirmar que:


1. Atividades de leitura em sala de aula devem limitar-se a textos que se correlacionam ao conteúdo didático ministrado.
2. O uso de textos ficcionais, como contos de fadas, tem seu uso limitado às primeiras séries da alfabetização.
3. Projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças a dimensão plena do texto literário.
4. Atividades com textos de literatura infantil são mais úteis para o processo de alfabetização nas séries iniciais.
5. Os textos infantis pouco colaboram para a fruição da leitura, diferente dos livros clássicos da nossa literatura.

Leia o trecho a seguir: “A escola, sem dúvida, trabalha com muitas das interfaces. Há o ler que prioritariamente se detém na busca de informação. Há o ler cuja natureza é puramente funcional. E há o ler do produto ficcional - que deveria ser fonte de grande prazer para os estudantes, mas que, ao contrário, acaba por se constituir em desagradável exercício de coerção, momento em que melhor se evidenciam o autoritarismo e a extemporaneidade que vêm marcando boa parte de nosso sistema escolar. E é nesse mesmo momento que se anulam as possibilidades de fruição da leitura.” Fonte: ROCCO, M. T. F. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes escolares, pode-se afirmar que:


1. Ao utilizar a literatura infantil como prática em sala de aula, o professor está centrado no uso autoritário do texto literário.
2. O uso da literatura infantil em sala de aula é um complemento para a leitura informativa comumente presente durante as aulas.
3. A fruição da leitura é uma prática comum e rotineira que se concretiza nas atividades do cotidiano escolar.
4. Atividades com literatura infantil buscam introduzir na criança o conceito de leitura enquanto forma de deleite.
5. Atividades com literatura infantil são o suficiente para afastar de toda a atividade literária a síndrome da coerção.

A discussão sobre a formação de leitores no Brasil não é recente: leitores técnicos, lúdicos, contextualizados. Mas tão antigo quanto é a quantidade de projetos educacionais que procuraram atender essa carência. Porém, um dos problemas constantemente encontrados é a falta de recursos para implementar plenamente novos projetos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biblioteca escolar, sabe-se que:


1. Os projetos de leitura falham pela falta de um planejamento que aborde o perfil do leitor.
2. Há fracasso dos projetos de leitura por que as escolas utilizam textos paradidáticos ao invés de obras clássicas.
3. Em muitas regiões, a biblioteca escolar é o único espaço de acesso à leitura para grande parte da população.
4. Os projetos de leitura são bem-sucedidos nos centros metropolitanos e fracassam nas cidades interioranas.
5. A capacitação de profissionais resolveria o antigo problema da frustração dos programas de leitura no Brasil.

Mais conteúdos dessa disciplina