Buscar

(Questão 23 – Enade 2014) Muitos pais e funcionários de escolas são membros de conselhos e de colegiados escolares, mas, usualmente, exercitam um p...

(Questão 23 – Enade 2014) Muitos pais e funcionários de escolas são membros de conselhos e de colegiados escolares, mas, usualmente, exercitam um pacto de silêncio, não participando, de fato, dessas instâncias e servindo de “modelo passivo” para outros setores da comunidade educativa que compõem colegiados. Por que eles se comportam assim? Porque, na maioria dos casos, estão presentes para referendar demandas corporativas, ou para fortalecer diretorias centralizadoras. Como elo mais fraco do poder, eles participam para “compor”, para dar número e quórum necessários aos colegiados, contribuindo com esse comportamento para não construir nada e nada mudar. Embora os colegiados sejam um espaço legítimo e uma conquista para o exercício da cidadania, até por serem previstos em lei, essa cidadania tem de ser qualificada e construída na prática. Os projetos políticos dos representantes dos diferentes segmentos e grupos, seus valores e suas visões de mundo, interferem na dinâmica desses processos participativos. Para terem como meta projetos emancipatórios, eles devem ter como lastro de suas ações os princípios da igualdade e da universalidade. Os colegiados devem construir ou desenvolver essa sensibilidade por meio de um conjunto de valores que venham a ser refletidos em suas práticas. Sem isso, temos uma inclusão excludente: um aumento do número de alunos nas escolas e estruturas descentralizadas que não ampliam, de fato, a intervenção da comunidade na escola.


a. O texto apresenta uma crítica à postura passiva de pais e funcionários de escolas em conselhos e colegiados escolares, que muitas vezes não participam efetivamente dessas instâncias, contribuindo para a manutenção de demandas corporativas e diretorias centralizadoras.
b. O texto apresenta uma defesa da postura passiva de pais e funcionários de escolas em conselhos e colegiados escolares, que muitas vezes não participam efetivamente dessas instâncias, contribuindo para a manutenção de demandas corporativas e diretorias centralizadoras.
c. O texto apresenta uma crítica à postura ativa de pais e funcionários de escolas em conselhos e colegiados escolares, que muitas vezes participam efetivamente dessas instâncias, contribuindo para a manutenção de demandas corporativas e diretorias centralizadoras.
d. O texto apresenta uma defesa da postura ativa de pais e funcionários de escolas em conselhos e colegiados escolares, que muitas vezes participam efetivamente dessas instâncias, contribuindo para a manutenção de demandas corporativas e diretorias centralizadoras.
e. O texto não apresenta uma opinião clara sobre a postura de pais e funcionários de escolas em conselhos e colegiados escolares.

Essa pergunta também está no material:

ESTUDOS DISCIPLINARES XII QUEST II
16 pág.

Estudos Disciplinares XII Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) O texto apresenta uma crítica à postura passiva de pais e funcionários de escolas em conselhos e colegiados escolares, que muitas vezes não participam efetivamente dessas instâncias, contribuindo para a manutenção de demandas corporativas e diretorias centralizadoras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais