Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Nutricional

Colégio Objetivo
“Qualquer informação ou propriedade funcional ou de saúde de um alimento ou ingrediente veiculada, por qualquer meio de comunicação, não poderá ser diferente em seu significado daquela aprovada para constar em sua rotulagem.” A qual regulamentação pertence essa exigência?

A RDC Nº 16/99 é a resolução que trata sobre a informação declarada nos rótulos dos alimentos.
A RDC nº 02/2002 trata sobre o Regulamento Técnico de Substâncias Bioativas e Probióticos Isolados com Alegação de Propriedades Funcionais e ou de Saúde.
Esse regulamento técnico trata sobre o registro e/ou novos ingredientes em que são declaradas algumas advertências quanto às informações de propriedade funcional aprovadas pela ANVISA.
A Resolução nº 17, de 30 de abril de 1999, trata sobre a avaliação de risco e de segurança dos alimentos.
Essa informação consta na Resolução nº 16, de 30 de abril de 1999. Acesse e conheça o regulamento.
a) RDC Nº 18/99.
b) RDC Nº 02/2002.
c) RDC Nº 16/99.
d) RDC Nº 17/99.
e) Essa informação nunca foi apresentada nas legislações da ANVISA.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar a regulamentação que trata da informação ou propriedade funcional ou de saúde de um alimento ou ingrediente, conforme mencionado na citação. Analisando as opções: a) RDC Nº 18/99 - Não é mencionada como relevante para a questão. b) RDC Nº 02/2002 - Trata sobre substâncias bioativas e probióticos, mas não é a que se refere diretamente à informação veiculada. c) RDC Nº 16/99 - Esta resolução trata especificamente sobre a informação declarada nos rótulos dos alimentos e é a que se encaixa na descrição apresentada. d) RDC Nº 17/99 - Trata sobre avaliação de risco e segurança dos alimentos, não se relaciona diretamente com a questão. e) Essa informação nunca foi apresentada nas legislações da ANVISA - Isso não é correto, pois a RDC Nº 16/99 aborda o tema. Portanto, a alternativa correta é: c) RDC Nº 16/99.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A exigência mencionada pertence à regulamentação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e está presente na RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 16/99. Portanto, a alternativa correta é a letra c) RDC Nº 16/99.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Perigo, risco, análise de risco, avaliação de risco, identificação do perigo, avaliação da exposição, caracterização do risco, gerenciamento de risco e comunicação de risco são classificações que compõem o regulamento técnico que:

A Resolução nº 17, de 30 de abril de 1999, estabelece as diretrizes básicas para avaliação de risco e segurança dos alimentos em que faz as classificações de segurança.
A Resolução nº 16, de 30 de abril de 1999, descreve os procedimentos para registro de alimentos e/ou novos ingredientes.
Resolução nº 19, de 30 de abril de 1999, regula os procedimentos para registro de alimento com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde em sua rotulagem.
A RDC nº 02, de 07 de janeiro de 2002, classifica, define e regula as substâncias bioativas e probióticos isolados com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde.
Essa informação nunca foi apresentada nas legislações da ANVISA.
a) Estabelece as diretrizes básicas para avaliação de risco e segurança dos alimentos.
b) Descreve os procedimentos para registro de alimentos e/ou novos ingredientes.
c) De procedimentos para registro de alimento com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde em sua rotulagem.
d) Descreve as substâncias bioativas e probióticos isolados com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde.
e) Devem ser consideradas as porções aplicadas para qualquer tipo de alimento para proteção da população e rotulagem.

A política nacional de promoção à saúde apresenta entre suas ações:

A. Elaborar planos de meta e monitoramento para que sejam alcançados os objetivos traçados para combate das DCNT no mundo. Após reunião da ONU para enfrentamento das DCNTs, a OMS foi responsável pelo monitoramento e certificação de cumprimento de metas dos países-membros.
B. Divulgação e implementação da política, alimentação saudável, prática corporal/atividade física/prevenção e controle de tabagismo, redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, prevenção da violência e estímulo à cultura de paz e promoção do desenvolvimento sustentável.
C. Respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Esses objetivos fazem parte de um conjunto de políticas públicas promovidas pela PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição).
D. Promover o aleitamento materno como ação primordial para a garantia da saúde dos indivíduos. O aleitamento materno tem repercussão no desenvolvimento do sistema de defesa do corpo, assim como o estado nutricional da criança e outros fatores que influenciam na saúde em longo prazo.
E. Universalidade, integralidade e equidade. Acesse ao site do Ministério da Saúde e conheça os princípios do SUS, que são de grande interesse e importância, tanto para os profissionais da área da saúde, como para a população.

A regulamentação europeia exige que a indústria alimentícia pronuncie nos rótulos dos alimentos funcionais:


A. Dieta balanceada é irrelevante.
B. Quantidade de alimentos consumidos não influencia no benefício.
C. Padrão de consumo não existe.
D. Estilo de vida saudável.
E. Não há informação para consumo do produto em excesso.

Mais conteúdos dessa disciplina