Buscar

Em relação ao Movimento de reconceituação, avalie as afirmativas: I- Os anos de 1960 influenciaram grandemente o serviço social brasileiro. Com a i...

Em relação ao Movimento de reconceituação, avalie as afirmativas: I- Os anos de 1960 influenciaram grandemente o serviço social brasileiro. Com a instalação da ditadura militar, novas demandas foram impostas ao assistente social, porém, com o grande cerceamento ideopolítico, muito pouco se avançava. A categoria profissional apresentava-se engessada e de braços atados com os limites impostos pelo período. A impossibilidade de questionar as condições políticas, sociais e econômicas da realidade brasileira sinalizavam um movimento interno e externo, que indagavam e questionavam o objeto, os objetivos, os métodos e os procedimentos de intervenção do serviço social, dando início ao chamado movimento de reconceituação. II- O movimento de reconceituação do serviço social, ocorrido entre os anos de 1965-1975, expressa uma nova corrente para a profissão, com caráter mais heterogêneo – várias vertentes, linhas políticas, teóricas e profissionais. Ele é fruto de condicionantes históricas, com aprovação de setores jovens e profissionais de vanguarda do serviço social. III- Esse movimento fez a denúncia e crítica ao serviço social tradicional e seu vínculo com o conservadorismo, uma autocrítica à profissão – revisão global; questionamento da sociedade e seu nível societário, da direção social da prática profissional, de suas raízes sociopolíticas, de seus fundamentos ideológicos e teóricos, sintonizando o serviço social com a realidade a fim de atender às demandas – crítica ao tradicionalismo. IV- Expressou também um avanço nas reflexões teóricas do serviço social, fez a crítica ao assistencialismo e às bases convencionais, buscando um novo papel para a atuação, mais atrelado à realidade. É um movimento teórico, metodológico e operacional. Estão corretas as afirmacoes:

I- Os anos de 1960 influenciaram grandemente o serviço social brasileiro. Com a instalação da ditadura militar, novas demandas foram impostas ao assistente social, porém, com o grande cerceamento ideopolítico, muito pouco se avançava. A categoria profissional apresentava-se engessada e de braços atados com os limites impostos pelo período. A impossibilidade de questionar as condições políticas, sociais e econômicas da realidade brasileira sinalizavam um movimento interno e externo, que indagavam e questionavam o objeto, os objetivos, os métodos e os procedimentos de intervenção do serviço social, dando início ao chamado movimento de reconceituação.
II- O movimento de reconceituação do serviço social, ocorrido entre os anos de 1965-1975, expressa uma nova corrente para a profissão, com caráter mais heterogêneo – várias vertentes, linhas políticas, teóricas e profissionais. Ele é fruto de condicionantes históricas, com aprovação de setores jovens e profissionais de vanguarda do serviço social.
III- Esse movimento fez a denúncia e crítica ao serviço social tradicional e seu vínculo com o conservadorismo, uma autocrítica à profissão – revisão global; questionamento da sociedade e seu nível societário, da direção social da prática profissional, de suas raízes sociopolíticas, de seus fundamentos ideológicos e teóricos, sintonizando o serviço social com a realidade a fim de atender às demandas – crítica ao tradicionalismo.
IV- Expressou também um avanço nas reflexões teóricas do serviço social, fez a crítica ao assistencialismo e às bases convencionais, buscando um novo papel para a atuação, mais atrelado à realidade. É um movimento teórico, metodológico e operacional.
a. I e IV.
b. II, III e IV.
c. I e II.
d. I, II, III e IV.
e. I, II, III.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 3
10 pág.

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são: a. I e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais