Buscar

Faça um resumo sobre a “Reposição Hidroeletrolítica” Descrita do tópico do artigo “Rev Bras Med Esporte – Vol. 16, No 2 – Mar/Abr, 2010”. A reposi...

Faça um resumo sobre a “Reposição Hidroeletrolítica” Descrita do tópico do artigo “Rev Bras Med Esporte – Vol. 16, No 2 – Mar/Abr, 2010”.

A reposição hidroeletrolítica deve ocorrer quando há uma depleção dos estoques glicogênio, água e eletrólitos especialmente nos exercícios de longa duração.
A reposição inadequada pode causar desidratação, hipovolemia, hipoglicemia, hiponatremia e hipertermia, podendo até levar a morte.
É necessário levar em conta o peso de massa corporal antes da atividade física, a dose de sódio sérico capilar e o peso de massa corporal após a atividade física.
A reposição deve ocorrer antes, durante e após o exercício físico, de acordo com a duração dos exercícios, que são divididos em 3: exercícios de menos de uma hora, entre uma e três horas e acima de três horas.
Nos exercícios de menos de uma hora é necessário apenas uma reposição de água, para aumento da temperatura corporal, não sendo recomendada a reposição de carboidratos e sódio.
Exercícios de duração de uma a três horas consomem entre 60 e 90% do consumo máximo de oxigênio, sendo necessária a reposição hídrica e do substrato energético. A reposição de sódio é recomendada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose.
Exercícios com mais de três horas de duração consomem de 30 a 70% do consumo máximo de oxigênio, tornando necessária a reposição hídrica e reposição do substrato energético. O sódio pode entrar como fonte de eletrólitos ao atleta, pois há uma grande necessidade eletrolítica.

Essa pergunta também está no material:

Nutrição no esporte Natália
4 pág.

Nutrição Universidade de SorocabaUniversidade de Sorocaba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A reposição hidroeletrolítica é um processo importante para repor os estoques de glicogênio, água e eletrólitos no organismo, especialmente após exercícios de longa duração. É fundamental realizar essa reposição adequadamente, pois a falta dela pode levar a problemas como desidratação, hipovolemia, hipoglicemia, hiponatremia e hipertermia, podendo até mesmo levar à morte. Para realizar a reposição hidroeletrolítica de forma adequada, é necessário levar em consideração o peso corporal antes da atividade física, a dosagem de sódio no sangue capilar e o peso corporal após a atividade física. A reposição deve ocorrer antes, durante e após o exercício, de acordo com a duração do mesmo. Em exercícios com duração inferior a uma hora, é necessário apenas repor a água perdida para evitar o aumento da temperatura corporal. Não é recomendada a reposição de carboidratos e sódio nesses casos. Já em exercícios com duração entre uma e três horas, é necessário repor tanto a água quanto o substrato energético perdidos. A reposição de sódio é recomendada para melhorar o sabor da bebida e aumentar a absorção de glicose. Por fim, em exercícios com duração superior a três horas, é necessário repor tanto a água quanto o substrato energético. O sódio pode ser utilizado como fonte de eletrólitos para suprir a grande demanda eletrolítica nesses casos. É importante ressaltar que essas recomendações são baseadas no artigo "Reposição Hidroeletrolítica" publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, volume 16, número 2, de março/abril de 2010.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais