Buscar

Realize uma aula com os alunos sobre o que são proteínas e enzimas, composição, função, quais locais as encontramos no organismo e em quais aliment...

Realize uma aula com os alunos sobre o que são proteínas e enzimas, composição, função, quais locais as encontramos no organismo e em quais alimentos. Após essa aula expositiva você deverá realizar uma atividade prática com os alunos, sendo que sua escolha foi sobre desnaturação proteica.

O objetivo da aula é ensinar sobre proteínas e enzimas, sua composição, função e onde são encontradas no organismo e em quais alimentos.
Após a aula expositiva, será realizada uma atividade prática sobre desnaturação proteica.

Essa pergunta também está no material:

Biologia e bioquimica
8 pág.

Biologia e Bioquímica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Entendi! Vamos começar com a aula sobre proteínas e enzimas. As proteínas são macromoléculas compostas por aminoácidos. Elas desempenham diversas funções no organismo, como a formação de estruturas (como músculos e cabelos), transporte de substâncias, defesa imunológica e catalisação de reações químicas como enzimas. As enzimas, por sua vez, são proteínas especializadas em acelerar as reações químicas no organismo. Elas atuam como catalisadores biológicos, diminuindo a energia de ativação necessária para que uma reação ocorra. As proteínas e enzimas podem ser encontradas em diversos locais do organismo, como nas células, tecidos e fluidos corporais. Além disso, elas também estão presentes em diversos alimentos, como carnes, ovos, leite, leguminosas (como feijão e lentilha) e grãos. Agora, vamos para a atividade prática sobre desnaturação proteica. A desnaturação ocorre quando as proteínas perdem sua estrutura tridimensional e, consequentemente, sua função, devido a fatores como calor, pH extremo ou agitação mecânica. Para realizar essa atividade, você pode escolher um alimento rico em proteínas, como clara de ovo. Em um recipiente, aqueça a clara de ovo em banho-maria ou no micro-ondas. Observe as mudanças que ocorrem na clara de ovo, como a coagulação e a mudança de textura. Essa atividade prática permite aos alunos visualizarem a desnaturação proteica e entenderem como fatores externos podem afetar a estrutura e função das proteínas. Espero que essa aula e atividade prática sejam úteis para seus alunos! Se tiver mais alguma dúvida, é só me perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais