Buscar

O estado nutricional e o tratamento dietoterápico de pacientes adultos que vivem com vírus HIV são relevantes para um bom prognóstico e qualidade d...

O estado nutricional e o tratamento dietoterápico de pacientes adultos que vivem com vírus HIV são relevantes para um bom prognóstico e qualidade de vida. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

A quantidade de proteína na dieta de pacientes portadores do vírus HIV deve ser aumentada, no mínimo 35% do Valor Energético Total (VET), totalizando em torno de 2,5 a 3,0 g/kg/dia
Tendo em vista que o HAART (terapia antirretroviral altamente ativa) pode desencadear a síndrome lipodistrófica associada ao HIV, é fundamental a realização do exame físico para um diagnóstico nutricional fidedigno.
Em caso de dislipidemia associada ao tratamento antirretroviral altamente ativo (HAART), recomenda-se dieta hipolipídica, no máximo 20% do VET, com distribuição de monoinsaturados, poli-insaturados e saturados em: 10%, 5% e 5%, respectivamente.
Quando houver intolerância à glicose associada à resistência à insulina, prescreve-se dieta com baixa quantidade de carboidratos, em torno de 25% do VET, com restrição de fontes alimentares de carboidratos simples como: arroz, macarrão e pão.
A suplementação de vitaminas e minerais é recomendada aos pacientes portadores do vírus HIV, independente da presença de deficiência, a fim de reduzir os índices de morbidade e mortalidade.
a) A quantidade de proteína na dieta de pacientes portadores do vírus HIV deve ser aumentada, no mínimo 35% do Valor Energético Total (VET), totalizando em torno de 2,5 a 3,0 g/kg/dia
b) Tendo em vista que o HAART (terapia antirretroviral altamente ativa) pode desencadear a síndrome lipodistrófica associada ao HIV, é fundamental a realização do exame físico para um diagnóstico nutricional fidedigno. (x)
c) Em caso de dislipidemia associada ao tratamento antirretroviral altamente ativo (HAART), recomenda-se dieta hipolipídica, no máximo 20% do VET, com distribuição de monoinsaturados, poli-insaturados e saturados em: 10%, 5% e 5%, respectivamente.
d) Quando houver intolerância à glicose associada à resistência à insulina, prescreve-se dieta com baixa quantidade de carboidratos, em torno de 25% do VET, com restrição de fontes alimentares de carboidratos simples como: arroz, macarrão e pão.
e) A suplementação de vitaminas e minerais é recomendada aos pacientes portadores do vírus HIV, independente da presença de deficiência, a fim de reduzir os índices de morbidade e mortalidade.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO GABARITO - CANCER E HIV docx
4 pág.

Dietoterapia Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta em relação ao estado nutricional e tratamento dietoterápico de pacientes adultos que vivem com o vírus HIV é a letra b) Tendo em vista que o HAART (terapia antirretroviral altamente ativa) pode desencadear a síndrome lipodistrófica associada ao HIV, é fundamental a realização do exame físico para um diagnóstico nutricional fidedigno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais