Buscar

No estudo da flexão, para poder representar graficamente os diagramas de momento fletor e força cortante adota-se uma convenção de sinais para cisa...

No estudo da flexão, para poder representar graficamente os diagramas de momento fletor e força cortante adota-se uma convenção de sinais para cisalhamento e momentos positivos encontrados ao longo do eixo da viga. Com relação ao estudo da flexão, analise as sentenças a seguir: Por convenção, momento fletor é considerado positivo quando as cargas cortantes, que atuam na peça em análise, provocam esforços de tração nas fibras inferiores. II- O momento fletor é considerado negativo quando as cargas cortantes, que atuam na peça em análise, provocam esforços trativos nas fibras inferiores. III- O momento fletor é considerado negativo quando as cargas cortantes, que atuam na peça em análise, provocam esforços compressivos nas fibras inferiores. Assinale a alternativa CORRETA:

I- Por convenção, momento fletor é considerado positivo quando as cargas cortantes, que atuam na peça em análise, provocam esforços de tração nas fibras inferiores.
II- O momento fletor é considerado negativo quando as cargas cortantes, que atuam na peça em análise, provocam esforços trativos nas fibras inferiores.
III- O momento fletor é considerado negativo quando as cargas cortantes, que atuam na peça em análise, provocam esforços compressivos nas fibras inferiores.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) Todas as sentenças estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

resistência dos materiais (objetiva-porva)
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Josué Ribeiro

A alternativa correta é a letra C) As sentenças I e II estão corretas.

Por convenção, o momento fletor é considerado positivo quando as cargas cortantes provocam esforços de tração nas fibras inferiores, o que é descrito corretamente na sentença I. Esse momento positivo faz com que a viga tenha uma curvatura para cima no trecho em questão.

Já na sentença II, o momento fletor é considerado negativo quando as cargas cortantes provocam esforços trativos nas fibras inferiores. Isso acontece porque, nesse caso, a viga tem uma curvatura para baixo no trecho em questão, o que é oposto ao que ocorre no momento positivo.

A sentença III está incorreta, pois o momento fletor não é considerado negativo quando as cargas cortantes provocam esforços compressivos nas fibras inferiores. Esse tipo de esforço não influencia a convenção de sinais do momento fletor, apenas a convenção de sinais da força cortante.

Portanto, a alternativa correta é a letra C) As sentenças I e II estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais