Buscar

A respeito é incorreto afirmar que: A sua constituição submete-se à reserva legal. Obedecem ao sistema do numerus clausus. São direitos reais apen...

A respeito é incorreto afirmar que:

A sua constituição submete-se à reserva legal.
Obedecem ao sistema do numerus clausus.
São direitos reais apenas aqueles previstos no Código Civil.
São características o direito de seguela e preferência.
Não se confundem com direitos pessoais.
a) A sua constituição submete-se à reserva legal.
b) Obedecem ao sistema do numerus clausus.
c) São direitos reais apenas aqueles previstos no Código Civil.
d) São características o direito de seguela e preferência.
e) Não se confundem com direitos pessoais.

Essa pergunta também está no material:

exercícios
1 pág.

Direito Civil I

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Alves

Dentre as afirmativas apresentadas:

a) A sua constituição submete-se à reserva legal. - Correto. Os direitos reais, em geral, são criados e regulados por lei, ou seja, sua existência e forma de constituição estão sujeitas à reserva legal, ou seja, dependem de previsão legal.

b) Obedecem ao sistema do numerus clausus. - Correto. O sistema do numerus clausus estabelece que os direitos reais são taxativamente enumerados em lei, ou seja, apenas aqueles expressamente previstos na legislação podem ser considerados direitos reais.

c) São direitos reais apenas aqueles previstos no Código Civil. - Incorreto. Embora o Código Civil contenha uma lista dos principais direitos reais, não se limita apenas a esses direitos. Existem outros direitos reais previstos em leis especiais, como o direito de propriedade intelectual, direito de superfície, entre outros.

d) São características o direito de sequela e preferência. - Correto. O direito de sequela é a característica dos direitos reais que permite ao titular seguir a coisa onde quer que ela esteja e reivindicá-la de quem quer que a possua injustamente. Já a preferência é a característica que confere ao titular de um direito real preferência na aquisição de determinado bem em relação a terceiros.

e) Não se confundem com direitos pessoais. - Correto. Os direitos reais referem-se a direitos sobre coisas, enquanto os direitos pessoais (também chamados de direitos obrigacionais) referem-se a direitos entre pessoas, envolvendo obrigações e deveres. São duas categorias distintas de direitos no ordenamento jurídico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais