Buscar

Questão 5. Quando se fala em avaliação escolar, três tipos costumam ser citados (a avaliação diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação format...

Questão 5. Quando se fala em avaliação escolar, três tipos costumam ser citados (a avaliação diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação formativa), ao pensarmos no currículo escolar, conforme proposto nos documentos oficiais e em busca de uma aprendizagem significativa aos estudantes. Sobre qual é o tipo mais indicado de avaliação e por quê, assinale a alternativa CORRETA: A) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a avaliação formativa, pois essa é realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. B) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a somativa, pois realiza a soma de tudo o que foi aprendido pelo aluno desde o início do ano letivo. C) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a diagnóstica, pois permite que se explicitem os conhecimentos prévios que o aluno já traz consigo. D) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a somativa ou classificatória, pois permite estabelecer um ranking entre aqueles que serão mais ou menos competentes.


A) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a avaliação formativa, pois essa é realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
B) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a somativa, pois realiza a soma de tudo o que foi aprendido pelo aluno desde o início do ano letivo.
C) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a diagnóstica, pois permite que se explicitem os conhecimentos prévios que o aluno já traz consigo.
D) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a somativa ou classificatória, pois permite estabelecer um ranking entre aqueles que serão mais ou menos competentes.

Essa pergunta também está no material:

Teorias e Práticas do Currículo Avaliação II Individual
7 pág.

Gestão Educacional Universidade do Estado do ParáUniversidade do Estado do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a A) O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a avaliação formativa, pois essa é realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação formativa permite acompanhar o progresso dos estudantes, identificar dificuldades e ajustar o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais