Buscar

A historiografia tradicional brasileira sempre negligenciou e subestimou os indígenas integrados à administração portuguesa visto que eram consider...

A historiografia tradicional brasileira sempre negligenciou e subestimou os indígenas integrados à administração portuguesa visto que eram considerados como assimilados e, por conta disso, 'índios' que não preservaram e guardaram suas raízes. Qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação correta sobre a resistência contra a escravização?

As formas ativas podem ser exemplificadas pela negociação.
O suicídio não pode ser considerado uma forma de resistência.
As formas passivas eram fugas isoladas, assassinato de senhores e feitores, formação de quilombos, revoltas rurais e urbanas.
Os quilombos eram aldeamentos compostos principalmente por negros que fugiam dos latifúndios, passando a viver comunitariamente.
A religiosidade nunca foi usada como forma de resistência por índios e afrodescendentes.

Essa pergunta também está no material:

Simulado01_História_dos_povos_indígenas
6 pág.

História e Historiografia da Escravidão no Brasil Faculdades Integradas de CacoalFaculdades Integradas de Cacoal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta sobre a resistência contra a escravização é: "As formas passivas eram fugas isoladas, assassinato de senhores e feitores, formação de quilombos, revoltas rurais e urbanas." Essas formas de resistência eram adotadas por escravizados e indígenas para lutar contra a opressão e buscar sua liberdade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais