Buscar

Questão 3: Como ocorre a replicação do DNA e quais as principais enzimas envolvidas no processo? A replicação do DNA é o processo de produção de d...

Questão 3: Como ocorre a replicação do DNA e quais as principais enzimas envolvidas no processo?

A replicação do DNA é o processo de produção de duas cadeias de DNA idênticas e envolve uma série de processos.
Esse processo é controlado para possibilitar que o número de cromossomos e o número de células permaneçam equilibrados.
A formação da forquilha de replicação requer a separação das fitas de DNA, gerando um sítio de desenrolamento que se move ao longo do DNA durante a extensão e início da nova cadeia.
Helicases: proteínas separadoras de DNA – abrem as pontes de hidrogênio.
SSBP: Proteínas ligantes de cadeias simples de DNA – se ligam fortemente as fitas simples produzidas pela ação da helicase e ajuda na estabilização, mantendo a fita aberta.
Girase: Desempenha em papel fundamental no processo de desenrolamento da fita.
Primase: As cadeias são iniciadas pelo uso de primers de RNA. A síntese dos primers de RNA é catalisada por uma classe especial de enzimas denominadas primases. Realiza a primeira reação iniciadora na cadeia LEADING (contínua) e a seguir a iniciação repetitiva na síntese de fragmentos de Okazaki na cadeia LAGGING ( descontínua).
DNA polimerase: Enzima que catalisa a formação de cadeias de DNA usando cadeias separadas como molde. Atuam na direção 5’ 3’.
DNA ligase: Une os fragmentos de Okazaki revisados pela DNA polimerase I.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido
5 pág.

Biologia Molecular

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a replicação do DNA, ocorre a produção de duas cadeias de DNA idênticas. Esse processo envolve várias etapas e a atuação de diferentes enzimas. As principais enzimas envolvidas são: 1. Helicases: são proteínas que separam as fitas de DNA, abrindo as pontes de hidrogênio entre elas. 2. SSBP (Single-Stranded DNA Binding Proteins): são proteínas que se ligam fortemente às fitas simples de DNA produzidas pela ação da helicase. Elas ajudam a estabilizar as fitas abertas. 3. Girase: desempenha um papel fundamental no processo de desenrolamento das fitas de DNA. 4. Primase: é uma enzima responsável pela síntese dos primers de RNA, que são pequenas sequências de RNA que iniciam a síntese das cadeias de DNA. A primase realiza a primeira reação iniciadora na cadeia leading (contínua) e a iniciação repetitiva na síntese de fragmentos de Okazaki na cadeia lagging (descontínua). 5. DNA polimerase: é uma enzima que catalisa a formação das cadeias de DNA, utilizando as cadeias separadas como molde. Ela atua na direção 5' -> 3'. 6. DNA ligase: é responsável por unir os fragmentos de Okazaki, que são os fragmentos de DNA sintetizados na cadeia lagging, revisados pela DNA polimerase I. Essas enzimas trabalham em conjunto para garantir a replicação correta do DNA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais