Buscar

Qual a diferença da abordagem psicanalitica para a psicológica?

💡 1 Resposta

User badge image

Augusto Moraes

A psicanálise e a psicologia são duas abordagens distintas no campo da psicologia, com diferenças significativas em suas teorias, metodologias e objetivos. Vejamos algumas das principais diferenças entre a abordagem psicanalítica e a abordagem psicológica:

  1. Teorias e conceitos fundamentais: A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, baseia-se na teoria do inconsciente, na importância dos processos psíquicos inconscientes e nos conflitos psicológicos como determinantes do comportamento humano. Por outro lado, a psicologia abrange uma variedade de abordagens teóricas, como o behaviorismo, a psicologia cognitiva, a psicologia humanista, entre outras, que têm diferentes enfoques e concepções sobre o funcionamento humano.
  2. Foco da investigação: A psicanálise concentra-se na exploração dos processos inconscientes, nas motivações inconscientes e nas experiências infantis como determinantes do comportamento adulto. A psicologia, por sua vez, pode se concentrar em diferentes aspectos, como o estudo do comportamento observável, os processos cognitivos, a influência ambiental e social, entre outros.
  3. Método de investigação: A psicanálise utiliza principalmente o método clínico, através da análise do discurso do paciente, interpretação de sonhos, associação livre, entre outros. A psicologia emprega uma variedade de métodos de pesquisa, incluindo estudos de laboratório, pesquisas de campo, observação, questionários, entrevistas, entre outros.
  4. Objetivos terapêuticos: A psicanálise busca a compreensão e o tratamento de conflitos e distúrbios psíquicos através da análise do inconsciente, trazendo à consciência conteúdos reprimidos e promovendo a cura psíquica. A psicologia tem uma abordagem mais ampla, buscando compreender e promover o bem-estar mental e emocional, o desenvolvimento humano saudável e a promoção da qualidade de vida.

É importante destacar que existem diversas correntes dentro da psicologia e da psicanálise, e as diferenças podem ser ainda mais amplas dependendo da abordagem específica que está sendo considerada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais