Buscar

Quais são os principais componentes celulares das células eucarióticas e suas funções? As células eucarióticas são as células mais complexas encon...

Quais são os principais componentes celulares das células eucarióticas e suas funções?

As células eucarióticas são as células mais complexas encontradas na natureza, caracterizadas pela presença de um núcleo envolvido por uma membrana nuclear, bem como de várias organelas membranosas que realizam funções específicas.
Os principais componentes celulares das células eucarióticas são: membrana plasmática, núcleo, mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, citoesqueleto, centríolos, flagelos e cílios e vacúolos.
A membrana plasmática é a camada externa da célula, composta por uma bicamada lipídica que regula a entrada e saída de substâncias da célula, além de protegê-la contra danos físicos e químicos.
O núcleo é o centro de controle da célula, responsável por armazenar o material genético e controlar a expressão gênica. É envolvido por uma membrana nuclear que separa o material genético do citoplasma.
As mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de energia celular através da respiração celular. As mitocôndrias possuem sua própria membrana e material genético, indicando uma possível origem evolutiva a partir de bactérias.
O retículo endoplasmático é uma rede de membranas que se estende do núcleo até a membrana plasmática. Existem dois tipos de RE: o liso, responsável pela síntese de lipídios e detoxificação de substâncias; e o rugoso, responsável pela síntese e modificação de proteínas.
O complexo de Golgi é um sistema de membranas achatadas e empilhadas responsável pelo processamento, modificação e armazenamento de proteínas e lipídios sintetizados no RE.
Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão celular, degradando materiais internos e externos através de enzimas hidrolíticas.
Os peroxissomos são organelas responsáveis pela detoxificação de substâncias nocivas, como álcool e peróxido de hidrogênio.
O citoesqueleto é uma rede de filamentos proteicos que dá suporte e forma à célula, além de possibilitar movimentos celulares e transporte intracelular.
Os centríolos são estruturas cilíndricas que auxiliam na divisão celular, organizando os microtúbulos durante a formação do fuso mitótico.
Os flagelos e cílios são estruturas protéicas responsáveis pelo movimento celular em células animais, permitindo a locomoção e a movimentação de fluidos na superfície celular.
Os vacúolos são organelas presentes em células eucarióticas, comuns em plantas, fungos e alguns protozoários. Eles são geralmente grandes vesículas preenchidas com líquido e cercadas por uma membrana chamada tonoplasto.

Essa pergunta também está no material:

Celulas_procariontes_e_eucariontes
11 pág.

Biologia Molecular ITPAC PalmasITPAC Palmas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais componentes celulares das células eucarióticas e suas funções são: 1. Membrana plasmática: camada externa da célula que regula a entrada e saída de substâncias, além de proteger a célula contra danos físicos e químicos. 2. Núcleo: centro de controle da célula, responsável por armazenar o material genético e controlar a expressão gênica. 3. Mitocôndrias: organelas responsáveis pela produção de energia celular através da respiração celular. 4. Retículo endoplasmático: rede de membranas que se estende do núcleo até a membrana plasmática. Existem dois tipos: o liso, responsável pela síntese de lipídios e detoxificação de substâncias, e o rugoso, responsável pela síntese e modificação de proteínas. 5. Complexo de Golgi: sistema de membranas achatadas e empilhadas responsável pelo processamento, modificação e armazenamento de proteínas e lipídios sintetizados no retículo endoplasmático. 6. Lisossomos: organelas responsáveis pela digestão celular, degradando materiais internos e externos através de enzimas hidrolíticas. 7. Peroxissomos: organelas responsáveis pela detoxificação de substâncias nocivas, como álcool e peróxido de hidrogênio. 8. Citoesqueleto: rede de filamentos proteicos que dá suporte e forma à célula, além de possibilitar movimentos celulares e transporte intracelular. 9. Centríolos: estruturas cilíndricas que auxiliam na divisão celular, organizando os microtúbulos durante a formação do fuso mitótico. 10. Flagelos e cílios: estruturas protéicas responsáveis pelo movimento celular em células animais, permitindo a locomoção e a movimentação de fluidos na superfície celular. 11. Vacúolos: organelas presentes em células eucarióticas, comuns em plantas, fungos e alguns protozoários. São geralmente grandes vesículas preenchidas com líquido e cercadas por uma membrana chamada tonoplasto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais