Logo Passei Direto
Buscar

Nutrição

Colégio Objetivo
Sobre o processo de avaliação do estado nutricional de um paciente, pode-se afirmar que:

Avaliação nutricional objetiva apresenta maior complexidade e tem a grande vantagem de permitir um seguimento quantitativo do estado nutricional do indivíduo.
A antropometria é não invasiva e de fácil execução, baixo custo e alta confiabilidade.
A antropometria pode ter a acurácia comprometida em situações limítrofes do estado nutricional, na presença de ascite ou edema.
A) Todas as afirmativas
B) Apenas I
C) Apenas I e II
D) Apenas I e III
E) Apenas II e III
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa C) Apenas I e II. A avaliação nutricional objetiva apresenta maior complexidade e permite um seguimento quantitativo do estado nutricional do indivíduo. A antropometria é uma técnica não invasiva, de fácil execução, baixo custo e alta confiabilidade. No entanto, a acurácia da antropometria pode ser comprometida em situações limítrofes do estado nutricional, como na presença de ascite ou edema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os aspectos nutricionais são influenciados tanto pelas mudanças fisiológicas quanto pelos aspectos psicossociais, tais como:

Desenvolvimento fetal;
Alterações hormonais;
Alterações do sistema circulatório;
Aumento do apetite;
Necessidade de controle do peso.
A) Desenvolvimento fetal, alterações hormonais, alterações do sistema circulatório, aumento da capacidade olfatória, reajuste laboral e socioeconômico.
B) Desenvolvimento fetal, alterações neurológicas, alterações do sistema circulatório, aumento do apetite, reajuste laboral e socioeconômico.
C) Desenvolvimento fetal, alterações imunológicas, alterações do sistema circulatório, aumento do apetite e necessidade de controle do peso.
D) Desenvolvimento fetal, alterações hormonais, alterações do sistema circulatório, disfunção hepática e necessidade de controle do peso.
E) Desenvolvimento fetal, mudanças na pele e no cabelo, alterações do sistema imunológico, aumento da capacidade gástrica, reajuste laboral e socioeconômico.

Qual é a conduta nutricional adequada para M. V. M., 55 anos, baixo peso, dislipidêmico (colesterol alto), internado com quadro de fratura da tíbia?

Prevenir e tratar a desnutrição;
Preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e clínico;
Melhorar a resposta imunológica e cicatricial;
Modular a resposta orgânica ao tratamento clínico e cirúrgico;
Prevenir e tratar as complicações infecciosas e não infecciosas decorrentes do tratamento e da doença;
Melhorar a qualidade de vida do paciente;
Reduzir o tempo de internação hospitalar;
Reduzir a mortalidade e, consequentemente, diminuir custos hospitalares.
A) Realizar avaliação nutricional, prescrever dieta hipocalórica e hipolipídica, orientar sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física.
B) Realizar avaliação nutricional, prescrever dieta hipercalórica e hiperproteica, orientar sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física.
C) Realizar avaliação nutricional, prescrever dieta hipocalórica e hiperproteica, orientar sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física.
D) Realizar avaliação nutricional, prescrever dieta hipercalórica e hipolipídica, orientar sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física.
E) Realizar avaliação nutricional, prescrever dieta hipocalórica e hipolipídica, orientar sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física, e monitorar a aceitação da dieta.

lipossolúveis, dentre outras funções. Acerca dos óleos e gorduras, assinale a alternativa INCORRETA:


A) Gorduras são sólidas à temperatura ambiente.
B) O óleo de coco é classificado como semissólido à temperatura ambiente, por apresentar maior teor de ácidos graxos saturados de cadeia média.
C) Diferentemente do óleo de coco, a manteiga apresenta maior teor de ácidos graxos saturados de cadeia longa e é sólida à temperatura ambiente.
D) Óleos são líquidos à temperatura ambiente e apresentam maior teor de ácidos graxos saturados e menor teor de ácidos graxos mono e poli-insaturados.
E) Óleos, em geral, são fontes de vitamina E e K.

Sobre as leis de Pedro Escudero, escolha a alternativa CORRETA:


A) São regras variáveis que se modificam de acordo com a necessidade da população.
B) São cinco regras que consideram a alimentação não só em quantidades de Kcal ou nutrientes, mas também em relação à qualidade dos alimentos.
C) São leis que determinam a quantidade de nutrientes que devem ser ingeridos diariamente.
D) São leis que determinam a quantidade de calorias que devem ser ingeridas diariamente.
E) São leis que determinam a quantidade de alimentos que devem ser ingeridos diariamente.

Sobre as leis da alimentação, assinale a alternativa CORRETA:

I- A lei da variedade destaca a importância de se consumir alimentos de diferentes grupos alimentares.
II- A lei da harmonia preconiza que a alimentação deve ser equilibrada em relação aos nutrientes que se ingere.
III- A lei da quantidade diz que “A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas e manter em equilíbrio o seu balanço”. E considera como balanço energético positivo aquele em que os ganhos de nutrientes na alimentação são maiores que as perdas.
IV- A lei da qualidade destaca a importância de ter alimentos específicos como os grãos integrais e iogurtes desnatados, mas não faz referência à variedade dos alimentos.
V- A lei da adequação diz que “As quantidades dos diversos nutrientes que integram a alimentação devem guardar uma relação proporcional entre si”.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre as recomendações dietéticas para o controle e tratamento do diabetes tipo 2, assinale a alternativa CORRETA:


A) Máximo 60% de carboidratos (até 10% de sacarose), 20% a 25% do valor calórico total em proteínas, até 30% em lipídios. Fibras no mínimo 20 g/dia.
B) 60% a 70% de carboidratos (até 10% de sacarose), 15% a 20% do valor calórico total em proteínas, até 30% em lipídios. Fibras no mínimo 20 g/dia.
C) 60% a 70% de carboidratos (isento de sacarose), 15% a 20% do valor calórico total em proteínas, até 30% em lipídios. Fibras no mínimo 20 g/dia.
D) Máximo 50% de carboidratos (isento de sacarose), 20% a 25% do valor calórico total em proteínas, até 30% em lipídios. Fibras no mínimo 30 g/dia.
E) 50% a 60% de carboidratos (até 10% de sacarose), 15% a 20% do valor calórico total em proteínas, até 30% em lipídios. Fibras no mínimo 30 g/dia.

Mais conteúdos dessa disciplina