Buscar

Sobre pessoas com autismo e amizade, selecione o item que apresenta uma assertiva correta: a. Não é necessário ensinar a criança a fazer amigos, p...

Sobre pessoas com autismo e amizade, selecione o item que apresenta uma assertiva correta: a. Não é necessário ensinar a criança a fazer amigos, pois a medida que ela amadurece ela acaba desenvolvendo estratégias para isto. b. É normalmente fácil para crianças com autismo desenvolverem amizade com seus pares. c. Crianças com autismo sempre conseguem fazer amizade com outras crianças quando conversas sobre seus tópicos preferidos. d. O conceito de amizade, a importância de se ter amigos e o treino de comportamentos que possam enriquecer a relação com os pares precisa fazer parte do planejamento de ensino.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A assertiva correta é a letra d: "O conceito de amizade, a importância de se ter amigos e o treino de comportamentos que possam enriquecer a relação com os pares precisa fazer parte do planejamento de ensino." É importante que crianças com autismo recebam orientação e treinamento para desenvolver habilidades sociais e de comunicação que possam ajudá-las a estabelecer amizades e relacionamentos saudáveis.
0
Dislike0
User badge image

Karolyn Pessoa

O tema autismo e amizade é complexo. Todo mundo conhece o estereótipo do autista solitário e caladoFmet. Entretanto, é preciso ter em mente que nenhum autista é igual a outro, e que, boa parte deles consegue sim ter uma vida social saudável e com boas e fortes relações. Mas, muito embora isso possa acontecer com mais frequência do que as pessoas imaginam, também é verdade (e natural) que muitos autistas enfrentem mais dificuldade de estabelecer e nutrir relações de afeto, intimidade e amizade.

Ver que o autista não faz amizades na escola e em outros ambientes é preocupante não só para os educadores, pais e responsáveis, mas também para o próprio autista, muitas vezes. Ninguém gosta de se sentir excluído ou deixado de lado, e muitas vezes as pessoas que passam por isso simplesmente não sabem como mudar a situação, apesar de existir o desejo de se relacionar com os outros.

É claro, existem casos em que a pessoa com TEA simplesmente não tem interesse em se relacionar com o próximo, mas será que isso é saudável? Vamos discutir esse e outros aspectos relacionados ao tema durante o artigo. Continue a leitura e confira!


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais