Buscar

(FGV, 2014) Rita comprou um apartamento em um bairro tranquilo. Alguns meses depois de se instalar, Rita foi surpreendida com a inauguração de uma ...

(FGV, 2014) Rita comprou um apartamento em um bairro tranquilo. Alguns meses depois de se instalar, Rita foi surpreendida com a inauguração de uma casa noturna no imóvel em frente ao seu. Não bastasse, o primeiro andar do estabelecimento foi transformado em bar que, por conta do movimento, passou a utilizar a para colocar suas mesas. Com o sucesso do empreendimento, os burburinhos na madrugada começaram e, com o passar do tempo, Rita já não dormir em virtude do barulho. Inconformada, ajuizou uma ação em face do estabelecimento para que fossem tomadas as providências necessárias. Sobre a hipótese assinale a opção correta.

Ainda que Rita comprove o sofrimento e os prejuízos que esse fato vem lhe causando, além do excesso de não lhe serão devidos danos morais.
Rita deve vender seu imóvel e se mudar para outro lugar, uma vez que a música alta é característica das casas noturnas.
Deve ser aplicada multa ao estabelecimento apenas por causar o transtorno a Rita, independente de comprovação do excesso de ruído.
livre exercício da atividade empresarial não gera direito à indenização.
Se for comprovado que o barulho excede os limites impostos pela legislação, o juiz irá determinar a regularização da atividade.
se for ou, no limite, de sorte a bem restar composto com os direitos de vizinhança.
a) Apenas a afirmativa 4 está correta.
b) Apenas as afirmativas 1 e 5 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 2 e 6 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 3 e 4 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e) Todas as afirmativas estão corretas". Isso porque, de acordo com a legislação brasileira, o direito ao sossego é um direito fundamental e deve ser respeitado. O livre exercício da atividade empresarial não pode prejudicar o direito ao sossego dos vizinhos. Assim, se for comprovado que o barulho excede os limites impostos pela legislação, o juiz irá determinar a regularização da atividade. Além disso, se Rita comprovar o sofrimento e os prejuízos que esse fato vem lhe causando, além do excesso de ruído, lhe serão devidos danos morais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais