Buscar

Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada? O que encontramos na Punção Lombar destes ...

Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada? O que encontramos na Punção Lombar destes pacientes?

A Síndrome de Guillain-Barré é uma condição autoimune que afeta parte do sistema nervoso periférico.
O diagnóstico dessa síndrome se baseia na história clínica do paciente, e em exames, sendo os principais: Eletroneuromiografia, Liquor, Exames de imagem, Função pulmonar e Exames laboratoriais.
Na Punção Lombar, tem-se a dissociação proteino-citológica (proteína elevada com celularidade normal).

Essa pergunta também está no material:

SEMANA 12 - Doença Rara - Vacina Oxford - COVID
3 pág.

Sistemas Integrados Faculdades Integradas Padrão - GuanambiFaculdades Integradas Padrão - Guanambi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Síndrome de Guillain-Barré é uma condição autoimune que afeta parte do sistema nervoso periférico. O diagnóstico dessa síndrome se baseia na história clínica do paciente, e em exames, sendo os principais: Eletroneuromiografia, Liquor, Exames de imagem, Função pulmonar e Exames laboratoriais. A Eletroneuromiografia é um exame que avalia a condução elétrica dos nervos e a atividade muscular, podendo detectar a perda de mielina e a diminuição da velocidade de condução nervosa. A Punção Lombar é um exame que consiste na retirada de líquido cefalorraquidiano (LCR) da coluna vertebral, que é analisado para verificar a presença de células inflamatórias e proteínas elevadas, caracterizando a dissociação proteína-citológica. Os exames de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, podem ser úteis para avaliar a presença de lesões no sistema nervoso periférico. A função pulmonar também deve ser avaliada, pois a Síndrome de Guillain-Barré pode afetar a musculatura respiratória, podendo levar a insuficiência respiratória. Os exames laboratoriais podem ser úteis para avaliar a presença de infecções que possam estar relacionadas à síndrome, como a infecção pelo vírus Zika. É importante ressaltar que o diagnóstico da Síndrome de Guillain-Barré deve ser feito por um médico especialista, que irá avaliar todos os sinais e sintomas do paciente, além dos resultados dos exames.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais