Buscar

Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada? O que encontramos na Punção Lombar destes ...

Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada? O que encontramos na Punção Lombar destes pacientes?

A síndrome de Guillain Barré é uma polirradiculopatia aguda de caráter autoimune que cursa com paralisia flácida generalizada.
O diagnóstico da síndrome de Guillain Barré é primariamente clínico, onde o paciente apresenta comumente fraqueza muscular em mais de um segmento apendicular de forma simétrica e de característica ascendente, reflexos reduzidos ou ausentes e a progressão da doença não podendo ultrapassar 8 semanas e com recuperação iniciada cerca de 2 a 4 semanas.
Foram propostos critérios para o diagnóstico da síndrome de Guillain Barré, como presença de 2 critérios essenciais, pelo menos três critérios clínicos sugestivos, ausência de mais de uma situação que reduza a possibilidade de SGB, ausência de situação que exclua o diagnóstico de SGB, análise do líquor e encefalomiografia compatível.
Na punção lombar, onde é realizado o diagnóstico laboratorial há: elevação de proteína no líquor acompanhada de poucas células mononucleares (linfócitos), sendo caracterizada como dissociação proteíno citológica.

Essa pergunta também está no material:

TICs 11 DOENÇA RARA VACINA OXFORD - COVID
2 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso periférico, causando fraqueza muscular e paralisia flácida generalizada. O diagnóstico é primariamente clínico, baseado nos sintomas apresentados pelo paciente, como fraqueza muscular simétrica e ascendente, reflexos reduzidos ou ausentes e progressão da doença em até 8 semanas. Para confirmar o diagnóstico, é necessário realizar exames laboratoriais, como a análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) obtido por punção lombar. Na punção lombar, é possível encontrar elevação de proteína no LCR acompanhada de poucas células mononucleares (linfócitos), caracterizando a dissociação proteína citológica. Outros exames que podem ser realizados incluem a eletroneuromiografia, que avalia a função dos nervos periféricos, e a ressonância magnética, que pode ajudar a descartar outras causas de fraqueza muscular. É importante ressaltar que o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Guillain-Barré devem ser realizados por um médico especialista, como um neurologista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais