Buscar

Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada? O que encontramos na Punção Lombar destes ...

Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada? O que encontramos na Punção Lombar destes pacientes?

A Síndrome de Guillain-Barré é diagnosticada clinicamente através da avaliação do paciente, exames de eletroneuromiografia e líquor, e a exclusão de outras causas, associado a história clínica e exame neurológico do paciente.
Os exames complementares também são importantes e servem para diagnosticar os subtipos de Guillain-Barré ou outras doenças que estejam desencadeando a síndrome. Seguindo o protocolo de acordo com a história e apresentação do paciente, podemos utilizar os seguintes exames para o diagnóstico de Guillain-Barré: Exames laboratoriais; Eletroneuromiografia; Liquor; Exames de Imagem e Teste de Função Pulmonar.
Na punção lombar, encontramos um Líquor (LCR) típico: proteínas > 50; e leucócitos < 20, ou seja, temos uma dissociação citoalbuminologica que significa que a contagem de células está normal, porém há um aumento dos níveis de proteínas.

Essa pergunta também está no material:

TICS Doença Rara - Vacina Oxford - COVID SOI V
4 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I Faculdade de MedicinaFaculdade de Medicina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Síndrome de Guillain-Barré é diagnosticada clinicamente através da avaliação do paciente, exames de eletroneuromiografia e líquor, e a exclusão de outras causas, associado a história clínica e exame neurológico do paciente. Os exames complementares também são importantes e servem para diagnosticar os subtipos de Guillain-Barré ou outras doenças que estejam desencadeando a síndrome. Seguindo o protocolo de acordo com a história e apresentação do paciente, podemos utilizar os seguintes exames para o diagnóstico de Guillain-Barré: Exames laboratoriais; Eletroneuromiografia; Liquor; Exames de Imagem e Teste de Função Pulmonar. Na punção lombar, encontramos um Líquor (LCR) típico: proteínas > 50; e leucócitos < 20, ou seja, temos uma dissociação citoalbuminológica que significa que a contagem de células está normal, porém há um aumento dos níveis de proteínas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais