Buscar

A leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo a aproximadamente 30% dos casos de câncer infantil. No Brasil, são registrados...

A leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo a aproximadamente 30% dos casos de câncer infantil. No Brasil, são registrados cerca de 7400 casos de leucemia a cada ano; totalizando 5500 mortes e representando o 8 tipo de câncer mais frequente na população brasileira. Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A febre é uma característica clínica comum nas leucemias e está associada à infecção por depleção de eritrócitos.
II. Os problemas com sangramentos são menos frequentes nos pacientes com leucemia mielocítica aguda (LMA), que nos pacientes com leucemia linfocítica aguda (LLA).
III. A LMA é um tipo de leucemia que atinge quase que exclusivamente pacientes jovens, sendo considerada o tipo mais comum nesta faixa etária nos países Ocidentais.
IV. A leucemia linfocítica crônica (LLC) frequentemente é um tipo de leucemia agressivo, com sobrevida de menos de 1 ano.
V. A leucemia mielocítica crônica (LMC) distingue-se das demais leucemias por apresentar uma anormalidade molecular singular, uma translocação entre genes do cromossomo 9 e do cromossomo 22.
a. Apenas I e IV.
b. Apenas II, III e V.
c. I, II, III, IV e V.
d. Apenas V.

Essa pergunta também está no material:

Assistência ao paciente oncológico
10 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é a letra b) Apenas II, III e V. Isso porque: I. A febre é uma característica clínica comum nas leucemias, mas não está associada à infecção por depleção de eritrócitos. II. Os problemas com sangramentos são menos frequentes nos pacientes com leucemia mielocítica aguda (LMA) do que nos pacientes com leucemia linfocítica aguda (LLA). III. A LMA é um tipo de leucemia que atinge quase que exclusivamente pacientes jovens, sendo considerada o tipo mais comum nesta faixa etária nos países Ocidentais. IV. A afirmação sobre a leucemia linfocítica crônica (LLC) não é mencionada no contexto apresentado. V. A leucemia mielocítica crônica (LMC) distingue-se das demais leucemias por apresentar uma anormalidade molecular singular, uma translocação entre genes do cromossomo 9 e do cromossomo 22. Portanto, apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais