Buscar

Muitas doenças diferentes estão relacionadas a componentes da matriz extracelular. Cite DOIS exemplos de doenças relacionadas à matriz extracelular...

Muitas doenças diferentes estão relacionadas a componentes da matriz extracelular. Cite DOIS exemplos de doenças relacionadas à matriz extracelular, sendo uma relacionada a mutações genéticas e uma outra que não tenha causa genética. Para cada uma delas você deve dizer o nome da doença (1,0 ponto), o componente da matriz afetado (1,0 ponto), os principais sintomas (1,0 ponto) e, quando houver, o tratamento recomendado (1,0 ponto).

Citar dois exemplos de doenças relacionadas à matriz extracelular.
Para cada doença citada, informar o componente da matriz afetado, os principais sintomas e, quando houver, o tratamento recomendado.

Essa pergunta também está no material:

AD2 de biocel 2 2014 2 GABARITO-OFICIAL(1)
3 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dois exemplos de doenças relacionadas à matriz extracelular são: 1) Síndrome de Marfan: - Componente da matriz afetado: Fibrilina-1 - Principais sintomas: Pessoas com síndrome de Marfan podem ter braços, pernas e dedos anormalmente longos, além de problemas de visão, problemas cardíacos, problemas respiratórios e articulações hiperflexíveis. - Tratamento recomendado: O tratamento pode incluir medicamentos para controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca, cirurgia para reparar válvulas cardíacas ou aorta dilatada e terapia ocupacional para ajudar a lidar com problemas de mobilidade. 2) Fibrose Cística: - Componente da matriz afetado: Proteína CFTR - Principais sintomas: A fibrose cística afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo, causando tosse crônica, infecções pulmonares recorrentes, dificuldade para respirar, diarreia, desnutrição e baixo ganho de peso. - Tratamento recomendado: O tratamento pode incluir fisioterapia respiratória, medicamentos para ajudar a diluir o muco nos pulmões, antibióticos para tratar infecções, enzimas pancreáticas para ajudar na digestão e transplante de pulmão em casos graves.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais