Buscar

Sobre as contribuições da Declaração de Salamanca para as propostas da educação especial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as f...

Sobre as contribuições da Declaração de Salamanca para as propostas da educação especial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A ação e a atitude dos agentes educacionais necessitam de uma mudança coerente com as propostas educacionais vigentes; assim, tanto o professor quanto todo o corpo docente são responsáveis pelo ensino ministrado à criança com necessidades especiais.
( ) A criança, como um indivíduo comum, tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que, em sua totalidade, são partilhadas por todos, ou seja, que não lhe são únicas e singulares.
( ) Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas ampliados de modo que tenham em vista somente as principais características e necessidades, requisito essencial para uma abordagem exclusiva.
( ) Os programas de estudo regular são suficientes para oferecer o apoio às necessidades educativas especiais, pois são tais necessidades que deveriam sofrer adaptações apropriadas para inserir-se nos programas de estudos estabelecidos.
A F - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - F - F - F.
D V - V - F - V.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Superdotação e Altas habilidades
5 pág.

Altas Habilidades / Superdotação UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: V - V - F - V. Justificativa: A Declaração de Salamanca, documento elaborado em 1994, trouxe importantes contribuições para as propostas da educação especial. Dentre elas, destacam-se: - A necessidade de uma mudança de atitude e ação dos agentes educacionais, que devem estar alinhados com as propostas educacionais vigentes e serem responsáveis pelo ensino ministrado à criança com necessidades especiais. (Verdadeiro) - O reconhecimento de que a criança com necessidades especiais é um indivíduo com características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que, em sua totalidade, são partilhadas por todos, ou seja, que não lhe são únicas e singulares. (Verdadeiro) - A importância de se projetar sistemas educativos e programas que levem em conta as principais características e necessidades das crianças com necessidades especiais, sem que isso signifique uma abordagem exclusiva. (Falso) - A necessidade de adaptações apropriadas para inserir as necessidades educativas especiais nos programas de estudos estabelecidos, e não o contrário. (Verdadeiro) Portanto, a alternativa correta é a letra D: V - V - F - V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais