Buscar

3. (Banca própria MPE-MS - 2018 - MPE-MS - Promotor de Justiça Substituto) Sobre a atuação do Ministério Público no direito processual civil, julgu...

3. (Banca própria MPE-MS - 2018 - MPE-MS - Promotor de Justiça Substituto) Sobre a atuação do Ministério Público no direito processual civil, julgue como verdadeiros (V) ou falsos (F) os itens a seguir:

De acordo com o entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça, a formação de litisconsórcio passivo necessário com o Ministério Público é obrigatória nas ações civis públicas.
O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, mas não tem legitimidade para ajuizar ação popular.
O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação popular, mas não tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.
O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, bem como para ajuizar ação popular.
O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses coletivos e individuais homogêneos, mas não tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos.
A) V, F, F, V, F.
B) F, V, F, V, F.
C) F, F, V, V, F.
D) V, V, F, V, F.
E) F, F, V, F, V.

Essa pergunta também está no material:

Procedimentos Especiais
73 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) V, V, F, V, F. Justificativa: - Item 1: De acordo com o entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça, a formação de litisconsórcio passivo necessário com o Ministério Público é obrigatória nas ações civis públicas. (Verdadeiro) - Item 2: O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, mas não tem legitimidade para ajuizar ação popular. (Verdadeiro) - Item 3: O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação popular, mas não tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. (Falso) - Item 4: O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, bem como para ajuizar ação popular. (Verdadeiro) - Item 5: O Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses coletivos e individuais homogêneos, mas não tem legitimidade para ajuizar ação civil pública para a tutela de interesses difusos. (Falso)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais