Buscar

Considerando os sentidos sociológico, político e jurídico de Constituição, assinale a alternativa incorreta: A Constituição Federal pode ser anali...

Considerando os sentidos sociológico, político e jurídico de Constituição, assinale a alternativa incorreta:

A Constituição Federal pode ser analisada sob diferentes sentidos, como o sociológico, político e jurídico.
No sentido sociológico, a Constituição Federal reflete a somatória dos fatores reais do poder em uma sociedade.
No sentido jurídico, a Constituição Federal é norma pura, puro dever ser.
A concepção política de Constituição, elaborada por Meirelles Teixeira, compreende-a como o conjunto de normas que dizem respeito a uma decisão política fundamental, ou seja, a vontade manifestada pelo titular do poder constituinte.
No sentido sociológico, a Constituição escrita é uma “mera folha de papel”, não sendo apta a conduzir o processo político por não possuir força normativa.
Na visão sociológica de Ferdinand Lassalle, em um possível conflito entre a Constituição jurídica e a Constituição real, esta última prevalecerá.
a) No sentido sociológico, a Constituição Federal reflete a somatória dos fatores reais do poder em uma sociedade.
b) No sentido jurídico, a Constituição Federal é norma pura, puro dever ser.
c) A concepção política de Constituição, elaborada por Meirelles Teixeira, compreende-a como o conjunto de normas que dizem respeito a uma decisão política fundamental, ou seja, a vontade manifestada pelo titular do poder constituinte.
d) No sentido sociológico, a Constituição escrita é uma “mera folha de papel”, não sendo apta a conduzir o processo político por não possuir força normativa.
e) Na visão sociológica de Ferdinand Lassalle, em um possível conflito entre a Constituição jurídica e a Constituição real, esta última prevalecerá.

Essa pergunta também está no material:

simulado - Direito Constitucional - Teoria da Constituição
96 pág.

Direito Constitucional I Ce Balao MagicoCe Balao Magico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra e) Na visão sociológica de Ferdinand Lassalle, em um possível conflito entre a Constituição jurídica e a Constituição real, esta última prevalecerá.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais