Buscar

Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que: a) O método tópico de interpretação constitucional parte de consideração e...

Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

a) O método tópico de interpretação constitucional parte de consideração essencial: a insuficiência da interpretação semântico-linguística como interpretação jurídica, já que esta se vincula ao movimento de ir e vir do intérprete (círculo hermenêutico).
b) A Teoria Possibilista de Häberle parte da ideia de que a norma não é algo perfeito e acabado, senão simplesmente “pura possibilidade jurídica”, sendo que tal possibilidade apenas pode vir a ser conhecida mediante a confrontação do conjunto normativo com a própria realidade. Segundo ele, a Teoria Possibilista visa a descoberta de meios para conservar e recriar continuamente condições de liberdade para todos os indivíduos.
c) A semiologia promove a distinção dos signos e dos símbolos, sendo que os signos são elementos que possuem significado em si mesmos, enquanto os símbolos possuem significado convencionalmente atribuído.
d) A interpretação conforme a Constituição é um método de interpretação que busca compatibilizar a norma infraconstitucional com a Constituição, de modo a evitar a sua inconstitucionalidade.
e) A interpretação conforme a Constituição é um método de interpretação que busca compatibilizar a norma constitucional com a legislação infraconstitucional, de modo a evitar a sua inconstitucionalidade.

Essa pergunta também está no material:

simulado - Direito Constitucional - Teoria da Constituição
96 pág.

Direito Constitucional I Ce Balao MagicoCe Balao Magico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra E) A interpretação conforme a Constituição é um método de interpretação que busca compatibilizar a norma constitucional com a legislação infraconstitucional, de modo a evitar a sua inconstitucionalidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais