Buscar

Considerando a psicomotricidade para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, marque a alternativa correta. Os alunos com transtornos globai...

Considerando a psicomotricidade para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, marque a alternativa correta.


Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Não sendo indicado o desenvolvimento e estimulação psicomotora, já que estas atividades forçam uma integração social.
Atividades psicomotoras podem auxiliar muito o aluno com deficiência na sua rotina diária dentro e fora da escola. O grau do benefício dependerá da especificidade de cada deficiência.
Alunos com transtornos funcionais específicos como dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, devem participar ativamente de atividades psicomotoras somente na escola, pois estas são específicas e direcionadas para este público-alvo.
Alunos com altas habilidades e superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, artística e psicomotora.

Essa pergunta também está no material:

Motricidade Humana e Ciência
7 pág.

Pedagogia - Corpo e Movimento

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando a psicomotricidade para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, a alternativa correta é que atividades psicomotoras podem auxiliar muito o aluno com deficiência na sua rotina diária dentro e fora da escola. O grau do benefício dependerá da especificidade de cada deficiência. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, como autismo, por exemplo, apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Nesses casos, não é indicado o desenvolvimento e estimulação psicomotora, já que essas atividades forçam uma integração social. Alunos com transtornos funcionais específicos, como dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, devem participar ativamente de atividades psicomotoras somente na escola, pois estas são específicas e direcionadas para esse público-alvo. Alunos com altas habilidades e superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, artística e psicomotora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais