Buscar

O que foi o Ato Institucional n.º 5 (AI-5)? a. O AI-5 foi a corrente filosófica e sociológica do Serviço Social que impulsionou a categoria profi...

O que foi o Ato Institucional n.º 5 (AI-5)?


a. O AI-5 foi a corrente filosófica e sociológica do Serviço Social que impulsionou a categoria profissional a rever suas atuações práticas e a quais interesses estavam, realmente, servindo. Ele foi, portanto, um marco histórico para o Serviço Social.
b. O AI-5 foi um decreto presidencial do governo de Geisel que proibiu o direito de greve dos trabalhadores e foi extremamente violento com a sociedade, limitando direitos previamente conquistados.
c. O AI-5 foi uma determinação do governo de Juscelino Kubitschek que determinava a construção de Brasília como capital brasileira.
d. O AI-5 foi uma corrente filosófica que influenciou o Serviço Social na década de 1960, sendo extremamente importante para a construção do arcabouço teórico-metodológico da profissão.
e. O AI-5 foi o ato institucional mais violento dos 16 que foram publicados. Esse ato determinou o fechamento do Congresso. Além disso, o executivo foi autorizado a legislar e suspender as garantias legais e constitucionais de vitaliciedade e o habeas corpus para crimes contra a Segurança Nacional, entre outras arbitrariedades.

Essa pergunta também está no material:

Fund Históricos Teóricos Met do Ser Soc (Reconceituado) Questionário I
5 pág.

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Faculdade Unida de VitóriaFaculdade Unida de Vitória

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O Ato Institucional n.º 5 (AI-5) foi o ato institucional mais violento dos 16 que foram publicados. Esse ato determinou o fechamento do Congresso. Além disso, o executivo foi autorizado a legislar e suspender as garantias legais e constitucionais de vitaliciedade e o habeas corpus para crimes contra a Segurança Nacional, entre outras arbitrariedades.

0
Dislike0
User badge image

Hosana Amorim

O que foi o Ato Institucional 5 AI-5 )? Explique?

O Ato Institucional nº 5, AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, foi a expressão mais acabada da ditadura militar brasileira (1964-1985). Vigorou até dezembro de 1978 e produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais