Buscar

4. A Pragmática, como área de estudos linguísticos focada no uso da linguagem, representa uma perspectiva teórico-metodológica que contempla o cont...

4. A Pragmática, como área de estudos linguísticos focada no uso da linguagem, representa uma perspectiva teórico-metodológica que contempla o contexto das interações comunicativas. Qual das alternativas abaixo melhor sintetiza as contribuições da Pragmática?


A. Na Pragmática as oposições fonéticas e fonológicas são abordadas a partir de uma perspectiva descritiva.
B. Na Pragmática as condições vigentes nos processos comunicativos são investigadas de modo a contemplar a prática linguística.
C. Na Pragmática as regras combinatórias são analisadas com vistas a atingir uma compreensão da normativa dos usos linguísticos.
D. Na Pragmática não há uma perspectiva descritiva das oposições fonéticas e fonológicas. As regras combinatórias não são um objeto de estudo pragmático focado em orientações normativas. A estrutura morfológica da palavra não é exclusivamente estudada de modo sociointeracional. Também não há uma priorização dos usos linguísticos orais em detrimento dos escritos. Por fim, a Pragmática contribui para a investigação da prática linguística ao considerar a atuação de condições de uso que se fazem vigentes nas interações e demais contextos de comunicação.

Essa pergunta também está no material:

TEA -1 Prágmática
10 pág.

Linguistica Avançada Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que melhor sintetiza as contribuições da Pragmática é a letra B: "Na Pragmática as condições vigentes nos processos comunicativos são investigadas de modo a contemplar a prática linguística." A Pragmática estuda o uso da linguagem em contextos de interação comunicativa, levando em consideração as condições presentes nesses processos de comunicação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais