Buscar

Clarice Lispector tornou-se conhecida e consagrada por sua obra adulta. Porém, criou uma obra infantil muito instigante e fascinante. Observe a cit...

Clarice Lispector tornou-se conhecida e consagrada por sua obra adulta. Porém, criou uma obra infantil muito instigante e fascinante. Observe a citação a seguir, que analisa a obra O Mistério do Coelho Pensante.
“A história é bastante simples e nela temos um coelho branco chamado Joãozinho que só pensava mexendo bem depressa o nariz. Pensando ou franzindo o nariz, ele consegue achar um meio de fugir das grades da sua casinhola quando lhe faltava comida. Porém aos poucos o coelho aprende também a gostar de fugi r por fugir: “E passou a fugir sem motivo nenhum: só mesmo por gosto”. O problema proposto pelo livro é tentar entender não o porquê, mas como o coelho fugia.”
DINIS, Nilson Fernandes. Pedagogia e literatura: crianças e bichos na literatura infantil de Clarice Lispector. Educar em Revista, v. 19, n. 21, p. 271-286, 2003.
A partir da citação e de tudo o que vimos sobre a obra infantil de Clarice Lispector, assinale a alternativa que melhor responder a seguinte pergunta: qual o grande diferencial da obra de Clarice Lispector para crianças?


a. O diferencial da obra infantil de Clarice é o uso de crianças como protagonistas absolutos de suas tramas.
b. Clarice Lispector constrói uma obra calcada na oralidade em que o narrador o tempo todo conversa com o leitor, provocando-o e instigando-o.
c. O diferencial da obra de Clarice é o uso de animais falantes e protagonistas.
d. Clarice Lispector cria uma obra infantil complexa e impenetrável para pequenos leitores: somente pode ser lida com a presença de adultos mediadores.
e. Clarice Lispector cria uma obra infantil moralizante e didática, que ensina valores e lições de vida.

Essa pergunta também está no material:

LITERATURA INFANTIL av3
15 pág.

Literatura Infantil EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que melhor responde à pergunta sobre o grande diferencial da obra de Clarice Lispector para crianças é a letra b. Clarice Lispector constrói uma obra calcada na oralidade em que o narrador o tempo todo conversa com o leitor, provocando-o e instigando-o.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais