Buscar

Qual a classificação dos níveis de escrita na abordagem construtivista? Para alguns autores, como Moreira (2009), ainda que Emilia Ferreiro e Ana...

Qual a classificação dos níveis de escrita na abordagem construtivista?


Para alguns autores, como Moreira (2009), ainda que Emilia Ferreiro e Ana Teberosky não tenham atribuído tais nomes, convencionou-se chamar os períodos da alfabetização de pré-silábico, silábico, alfabético e ortográfico.
No nível pré-silábico, a criança já entende a diferença entre texto e imagem (icônico e não icônico), mas ainda não sabe qual símbolo (letra) representa o que deseja escrever. Frequentemente, tende a utilizar letras do seu nome (ou de seu universo já conhecido), sem um rigor ou critério bem estabelecido.
No nível silábico, a criança é estimulada pela escola e passa a ter contato com o material escrito. É nesse período que ela consegue identificar a relação entre o som e a grafia, realizando hipóteses.
A hipótese alfabética compreende o período em que a criança já reconhece que cada letra corresponde a um fonema e constrói palavras e enunciados simples, enfrentando dificuldade apenas nas regras ortográficas.
O que se consolidou chamar de período ortográfico se

Essa pergunta também está no material:

Didática da Alfabetização e do Letramento - Dicas de Prova - Modulo 2
7 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na abordagem construtivista, os níveis de escrita são classificados da seguinte forma: 1. Pré-silábico: Nesse nível, a criança já entende a diferença entre texto e imagem, mas ainda não sabe qual símbolo (letra) representa o que deseja escrever. Ela tende a utilizar letras do seu nome ou de seu universo já conhecido, sem um critério bem estabelecido. 2. Silábico: Nesse nível, a criança é estimulada pela escola e passa a ter contato com o material escrito. Ela consegue identificar a relação entre o som e a grafia, realizando hipóteses sobre a escrita das palavras. 3. Alfabético: Nesse nível, a criança reconhece que cada letra corresponde a um som (fonema) e constrói palavras e enunciados simples. Ela enfrenta dificuldades apenas nas regras ortográficas. 4. Ortográfico: Esse é o período em que a criança já domina as regras ortográficas e escreve corretamente, de acordo com as convenções da língua escrita. Essa classificação foi convencionada por alguns autores, como Moreira (2009), mesmo que Emilia Ferreiro e Ana Teberosky não tenham atribuído esses nomes especificamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais