Buscar

“No organismo humano, o chumbo não é metabolizado, e sim, complexado por macromoléculas, sendo diretamente absorvido, distribuído e excretado. [......

“No organismo humano, o chumbo não é metabolizado, e sim, complexado por macromoléculas, sendo diretamente absorvido, distribuído e excretado. [...] O chumbo é excretado por várias rotas, porém só a excreção renal e a gastrointestinal são de importância prática. [...] Num estudo sobre a relação entre o nível de exposição e a taxa de excreção do chumbo foi encontrado que a eliminação renal, para valores de chumbo no sangue entre 25 e 80 µg.dL-1, aumenta numa taxa semelhante àquela de aumento do chumbo no plasma.” (MOREIRA; MOREIRA, 2004)


Fonte: MOREIRA, F. R.; MOREIRA, J. C. A cinética do chumbo no organismo humano e sua importância para a saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 167-181, 2004.


Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

1. Os fármacos são removidos do corpo por vários processos de eliminação. A eliminação do fármaco refere-se à remoção irreversível do fármaco do corpo por todas as vias de eliminação. A diminuição da concentração plasmática do fármaco observada após a absorção sistêmica do fármaco mostra que o fármaco está sendo eliminado do corpo.

PORQUE

2. A eliminação do fármaco é geralmente dividida em dois componentes principais: excreção e biotransformação. Os fármacos não voláteis são excretados principalmente por excreção renal, um processo no qual o fármaco passa pelo rim para a bexiga e, finalmente, para a urina.


Agora, assinale a alternativa correta.


a.

As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

b.

A afirmativa I é uma preposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

c.

A afirmativa I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

d.

As afirmativas I e II são proposições falsas.

e.

As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais