Buscar

Apesar de apresentarem naturezas jurídicas distintas, tanto a passagem forçada quanto a servidão de passagem originam-se em razão da necessidade/ut...

Apesar de apresentarem naturezas jurídicas distintas, tanto a passagem forçada quanto a servidão de passagem originam-se em razão da necessidade/utilidade de trânsito, de acesso.
Sobre a diferença entre os institutos:
I – A passagem forçada é um direito real sobre coisa alheia, ao passo que a servidão é regulada pelo direito de vizinhança.
II - A servidão, por constituir forma de limitação do direito de propriedade, não se presume, devendo ser interpretada restritivamente.
III - A servidão de passagem decorre da conveniência ou comodidade da utilização do imóvel alheio, enquanto o direito de passagem decorre da necessidade desta utilização.
Assinale a


A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - Direitos Reais
20 pág.

Direitos Reais Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, podemos analisar as afirmações apresentadas: I - A passagem forçada é um direito real sobre coisa alheia, ao passo que a servidão é regulada pelo direito de vizinhança. Essa afirmação está correta. A passagem forçada é um direito real que permite o acesso a um imóvel alheio de forma compulsória, enquanto a servidão de passagem é regulada pelo direito de vizinhança e estabelece uma limitação ao direito de propriedade. II - A servidão, por constituir forma de limitação do direito de propriedade, não se presume, devendo ser interpretada restritivamente. Essa afirmação está correta. A servidão de passagem é uma limitação ao direito de propriedade e, por isso, não se presume, devendo ser interpretada de forma restritiva. III - A servidão de passagem decorre da conveniência ou comodidade da utilização do imóvel alheio, enquanto o direito de passagem decorre da necessidade desta utilização. Essa afirmação está correta. A servidão de passagem é estabelecida em razão da conveniência ou comodidade da utilização do imóvel alheio, enquanto o direito de passagem é decorrente da necessidade dessa utilização. Portanto, a alternativa correta não foi fornecida na descrição da pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais