Buscar

A “raça” nos incapacita porque propõe como base para a ação comum a ilusão de que as pessoas negras (e brancas e amarelas) são fundamentalmente ali...

A “raça” nos incapacita porque propõe como base para a ação comum a ilusão de que as pessoas negras (e brancas e amarelas) são fundamentalmente aliadas por natureza e, portanto, sem esforço; ela nos deixa despreparados, por conseguinte, para lidar com os conflitos “intraraciais” que nascem das situações muito diferentes dos negros (e brancos e amarelos) nas diversas partes da economia e do mundo. Essa frase é:


Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
4 pág.

História e Culturas Africanas e Afrobrasileiras Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A frase apresentada é uma reflexão crítica sobre a ideia de "raça" e como ela pode limitar a ação coletiva ao pressupor que pessoas de diferentes etnias são naturalmente aliadas, sem esforço. Essa ilusão pode nos deixar despreparados para lidar com os conflitos que surgem dentro dos grupos étnicos, devido às diferentes situações econômicas e sociais em que se encontram.

0
Dislike0
User badge image

Ygor Maia

É comum encontrarmos professores que optam por estudar a história e cultura africana resgatando a mitologia e a literatura africana, com vistas a favorecer uma valorização da herança e produções culturais africanas. Esse movimento, instigante e inovador, sobretudo para os estudantes, pode – e deveria – ser acompanhado de análises históricas e sociológicas do continente, o que nem sempre ocorre. Essa exclusão da análise propriamente histórica e sociológica tem, por vezes, contribuído para um retorno ao que seria uma África ancestral, mítica, a-histórica ou compreendida apenas por seus traços considerados valiosos no seio da positivação da autoestima dos brasileiros afrodescendentes. Essa frase é:

  • Verdadeira
  • Falsa


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais