Buscar

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação; construção da gramática e suas variações, além ...

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação; construção da gramática e suas variações, além da aquisição das habilidades mecânicas (codificação e decodificação) e na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar, adquirir conhecimento e ter acesso aos bens culturais (SOARES, 2001). De acordo com essa abordagem, podemos afirmar que a concretização da aquisição dessa aprendizagem é possível se:


I. Cada indivíduo buscar os caminhos para a construção de sua própria aprendizagem, num processo autodidata, ou seja, aprendendo sozinho.
II. O indivíduo apropriar-se do uso social da leitura e da escrita, bem como compreender a função social da linguagem.
III. O indivíduo tiver acesso à cultura letrada, como meio de apropriação do conhecimento científico.
IV. O processo de apropriação da leitura e da escrita for acompanhado de um ensino organizado e sistematizado.
V. O professor respeitar a individualidade de cada aluno e o tempo que eles têm para amadurecer.

Essa pergunta também está no material:

AVALIACAO REGULAR ALFABETIZACAO E LETRAMENTO
8 pág.

Alfabetização e Letramento Uningá Centro UniversitárioUningá Centro Universitário

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a abordagem mencionada, a concretização da aquisição da alfabetização é possível se: I. Cada indivíduo buscar os caminhos para a construção de sua própria aprendizagem, num processo autodidata, ou seja, aprendendo sozinho. II. O indivíduo se apropriar do uso social da leitura e da escrita, bem como compreender a função social da linguagem. III. O indivíduo tiver acesso à cultura letrada, como meio de apropriação do conhecimento científico. IV. O processo de apropriação da leitura e da escrita for acompanhado de um ensino organizado e sistematizado. V. O professor respeitar a individualidade de cada aluno e o tempo que eles têm para amadurecer. Esses são os elementos que contribuem para a concretização da aprendizagem da alfabetização, de acordo com a abordagem mencionada.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais