Buscar

c. Considerando os compostos presentes no petróleo, quais grupos funcionais (da química orgânica) estão presentes? Como esses grupos têm influência...

c. Considerando os compostos presentes no petróleo, quais grupos funcionais (da química orgânica) estão presentes? Como esses grupos têm influências em suas características?


Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Química
6 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No petróleo, estão presentes diversos grupos funcionais da química orgânica, tais como hidrocarbonetos, compostos aromáticos, álcoois, éteres, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, entre outros. Esses grupos funcionais têm influência nas características físicas e químicas do petróleo, como ponto de ebulição, densidade, viscosidade, inflamabilidade, entre outros. Por exemplo, a presença de hidrocarbonetos de cadeia longa contribui para a alta viscosidade do petróleo, enquanto a presença de compostos aromáticos pode conferir odor característico. Além disso, os grupos funcionais presentes no petróleo também podem influenciar na sua utilização como matéria-prima na produção de combustíveis, plásticos, lubrificantes, entre outros produtos.

0
Dislike0
User badge image

Janiele F. Scarabelot

  1. Hidrocarbonetos alifáticos: Os hidrocarbonetos são compostos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio. No petróleo, os hidrocarbonetos alifáticos, como alcanos, alcenos e alcinos, são comuns. Esses compostos contribuem para as propriedades físicas do petróleo, como sua viscosidade e ponto de ebulição.
  2. Hidrocarbonetos aromáticos: Os hidrocarbonetos aromáticos, como o benzeno e seus derivados, também estão presentes no petróleo. Eles contribuem para o odor característico do petróleo bruto e podem ter propriedades químicas e físicas diferentes dos hidrocarbonetos alifáticos.
  3. Grupos funcionais oxigenados: O petróleo também pode conter grupos funcionais contendo oxigênio, como álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres e éteres. Esses grupos funcionais podem influenciar propriedades como a solubilidade do petróleo em solventes polares, bem como sua reatividade química.
  4. Grupos funcionais nitrogenados e sulfurados: Compostos nitrogenados, como aminas e compostos sulfurados, como mercaptanas e sulfetos, também podem estar presentes no petróleo. Esses grupos podem afetar a estabilidade química do petróleo e também têm influência no teor de enxofre e azoto presente no produto final.

A presença desses grupos funcionais no petróleo tem influência direta em suas características. Eles afetam propriedades como densidade, viscosidade, ponto de ebulição, ponto de inflamação, odor e reatividade química. Além disso, esses grupos funcionais também podem influenciar a qualidade e a utilidade do petróleo para diferentes aplicações, como combustíveis, lubrificantes e matérias-primas para a indústria química. A quantidade e a proporção de diferentes grupos funcionais no petróleo variam amplamente entre diferentes fontes e determinam suas características específicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais