Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Colégio Objetivo
Leia o extrato de texto a seguir:

“Essa forma de nomear as espécies está fundamentada na classificação formulada por Carl von Linné. Seu sistema de classificação tem como objetivo sanar os equívocos referentes aos nomes dos organismos por meio da nomenclatura binomial”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, I. A. dos.; SILVA, N. M. da.; Fundamentos da Biologia. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 167. Levando em consideração o extrato de texto exposto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da Biologia, sobre os nomes científicos dos seres vivos, é correto afirmar que:


A Os nomes científicos dos seres vivos causam confusão entre os cientistas.
B As pessoas não se referem aos seres vivos pelos seus nomes científicos.
C Apensas duas espécies possuem nomes científicos.
D As pessoas chamam os seres vivos apenas pelos nomes científicos.
E Os nomes científicos são apreendidos apenas no curso de Ciências Biológicas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Levando em consideração o extrato de texto apresentado, é correto afirmar que a alternativa correta é: D) As pessoas chamam os seres vivos apenas pelos nomes científicos. Isso porque o texto menciona que a forma de nomear as espécies é fundamentada na classificação formulada por Carl von Linné, que utiliza a nomenclatura binomial. Portanto, os nomes científicos são utilizados para se referir aos seres vivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir:
Existem diversos níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos, que se agrupam em moléculas, até terminarmos nos biomas. Cada um desses níveis é estudado na biologia.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos da Videoaula 6 (Vídeo 2, Tema 1 – Caracterização das biomoléculas), assinale a alternativa correta que apresenta a sequência da organização hierárquica dos organismos vivos:


A Organismo – Sistema – Órgãos – Tecidos – Células – Organelas – Biomoléculas.
B Organismo – Órgãos – Sistema – Tecidos – Células – Organelas – Biomoléculas.
C Órgãos – Sistema – Tecidos – Células – Órgãos – Organelas – Biomoléculas.
D Organismo – Organelas – Sistema – Tecidos – Células – Órgãos – Biomoléculas.
E Organelas – Órgãos – Sistema – Tecidos – Células – Organismos – Átomos.

Observe a imagem a seguir: sfato de adenosina.
Disponível em: . Acesso em: 12. maio. 2021.

Considerando a imagem acima e os conteúdos da Videoaula 5 (Vídeo 4, Tema 3 – Respiração celular aeróbica), sobre a molécula ATP, assinale a alternativa correta:


A É uma molécula formada por três fosfatos, com ligações químicas altamente energéticas.
B Algumas células vivas fazem uso do processo ADP/ATP, enquanto outras utilizam outras moléculas energéticas para disponibilizar energia.
C Denominado adenosina trifosfato, corresponde a forma molecular utilizada pela célula para armazenamento de energia.
D É a molécula energética celular produzida tanto na fermentação, quanto na respiração celular aeróbica.
E Denominado adenosina difosfato, corresponde a forma molecular utilizada pelas células vivas como moeda energética.

Leia o extrato de texto a seguir:

“[...] macromoléculas, pois são compostas por moléculas menores conhecidas como aminoácidos”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NADAL, Thaisa Maria. Rota de aprendizagem da Aula 6. Fundamentos de Biologia. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 3.


Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 6 - Fundamentos de Biologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o composto orgânico em questão:


A Ácido desoxirribonucleico (DNA).
B Proteínas.
C Lipídios.
D Carboidratos.
E Ácido ribonucleico (RNA).

Mais conteúdos dessa disciplina