Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Colégio Objetivo
Leia o trecho de texto a seguir:

“A definição mais aceita de moléculas diz que elas são as menores unidades que mantêm a propriedade química de uma determinada substância”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NADAL, Thaisa Maria. Rota de aprendizagem da Aula 6. Fundamentos de Biologia. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.2.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 6 - Fundamentos de Biologia, sobre moléculas, é correto afirmar que:


A Moléculas podem ser quebradas em unidades menores que mesmo assim sua função será protegida.
B A molécula da água é um exemplo de molécula orgânica.
C As moléculas que constituem os organismos vivos são conhecidas como biomoléculas.
D A molécula é a menor unidade da matéria.
E As moléculas podem ser classificadas em bióticas e abióticas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 6 - Fundamentos de Biologia, sobre moléculas, a alternativa correta é: C) As moléculas que constituem os organismos vivos são conhecidas como biomoléculas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir:
Existem diversos níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos, que se agrupam em moléculas, até terminarmos nos biomas. Cada um desses níveis é estudado na biologia.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos da Videoaula 6 (Vídeo 2, Tema 1 – Caracterização das biomoléculas), assinale a alternativa correta que apresenta a sequência da organização hierárquica dos organismos vivos:


A Organismo – Sistema – Órgãos – Tecidos – Células – Organelas – Biomoléculas.
B Organismo – Órgãos – Sistema – Tecidos – Células – Organelas – Biomoléculas.
C Órgãos – Sistema – Tecidos – Células – Órgãos – Organelas – Biomoléculas.
D Organismo – Organelas – Sistema – Tecidos – Células – Órgãos – Biomoléculas.
E Organelas – Órgãos – Sistema – Tecidos – Células – Organismos – Átomos.

Observe a imagem a seguir: sfato de adenosina.
Disponível em: . Acesso em: 12. maio. 2021.

Considerando a imagem acima e os conteúdos da Videoaula 5 (Vídeo 4, Tema 3 – Respiração celular aeróbica), sobre a molécula ATP, assinale a alternativa correta:


A É uma molécula formada por três fosfatos, com ligações químicas altamente energéticas.
B Algumas células vivas fazem uso do processo ADP/ATP, enquanto outras utilizam outras moléculas energéticas para disponibilizar energia.
C Denominado adenosina trifosfato, corresponde a forma molecular utilizada pela célula para armazenamento de energia.
D É a molécula energética celular produzida tanto na fermentação, quanto na respiração celular aeróbica.
E Denominado adenosina difosfato, corresponde a forma molecular utilizada pelas células vivas como moeda energética.

Leia o extrato de texto a seguir:

“[...] macromoléculas, pois são compostas por moléculas menores conhecidas como aminoácidos”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NADAL, Thaisa Maria. Rota de aprendizagem da Aula 6. Fundamentos de Biologia. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 3.


Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 6 - Fundamentos de Biologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o composto orgânico em questão:


A Ácido desoxirribonucleico (DNA).
B Proteínas.
C Lipídios.
D Carboidratos.
E Ácido ribonucleico (RNA).

Mais conteúdos dessa disciplina