Buscar

Desafio J.F., 45 anos, sexo masculino, tabagista, foi diagnosticado com cardiopatia isquêmica e, em função disso, iniciou tratamento com o fármaco ...

Desafio J.F., 45 anos, sexo masculino, tabagista, foi diagnosticado com cardiopatia isquêmica e, em função disso, iniciou tratamento com o fármaco propranolol. O propranolol é um fármaco antagonista adrenérgico. Ele tem sua ação baseada no bloqueio não seletivo de adrenoceptores do tipo beta. Dessa forma, atua sobre os receptores beta-1 cardíacos, ocasionando a redução da força de contração e da frequência cardíaca. O propranolol foi prescrito ao paciente para reduzir a frequência dos episódios de angina e melhorar sua tolerância a exercícios. Porém, após duas semanas do tratamento, o paciente retornou à consulta médica, relatando episódios de frieza nas mãos e dificuldade respiratória ao realizar caminhadas leves. Ele contou ainda que, mediante outras pequenas atividades físicas, como subir escadas, também sentia-se ofegante. O quadro desse paciente foi levado ao restante da equipe de saúde da qual você faz parte e alguns questionamentos sobre o mesmo foram levantados. Tente ajudar a sua equipe, respondendo às seguintes perguntas: A. Os efeitos descritos pelo paciente podem se tratar de reações adversas a medicamentos? De que tipo? B. Há algum agravante em relação a esse paciente que pode colaborar com os sintomas relatados? C. Os efeitos descritos mediante o uso do propranolol podem ser evitados? Explique.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A. Sim, os efeitos descritos pelo paciente podem ser reações adversas ao medicamento. No caso do propranolol, alguns efeitos colaterais comuns incluem frieza nas mãos e dificuldade respiratória. Esses sintomas podem ser classificados como reações adversas cardiovasculares e respiratórias. B. O fato de o paciente ser tabagista pode ser um agravante em relação aos sintomas relatados. O tabagismo é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como a cardiopatia isquêmica. Além disso, o tabaco pode afetar a eficácia do tratamento com o propranolol. C. Os efeitos descritos mediante o uso do propranolol podem ser evitados ou minimizados com ajustes na dose do medicamento. É importante que o paciente seja acompanhado por um médico, que poderá avaliar a necessidade de ajustar a dose ou até mesmo substituir o medicamento por outra opção terapêutica. O médico também pode orientar o paciente sobre a importância de evitar o tabagismo, pois isso pode contribuir para a melhora dos sintomas e da eficácia do tratamento.

0
Dislike0
User badge image

Max Miller Bicudo dos Reis

Já te ajudo.

0
Dislike0
User badge image

thulio ernande

A. Os efeitos descritos pelo paciente podem se tratar de reações adversas a medicamentos? De que tipo?

Sim, os efeitos descritos pelo paciente podem ser reações adversas ao uso do propranolol. O propranolol é um antagonista não seletivo dos receptores beta-1 e beta-2 adrenérgicos, o que significa que ele bloqueia tanto os receptores beta-1 cardíacos quanto os receptores beta-2 periféricos.

Os efeitos descritos, como frieza nas mãos e dificuldade respiratória durante atividades físicas leves, são característicos da ação bloqueadora dos receptores beta-2 periféricos. Esses receptores estão presentes nas vias respiratórias e nos vasos sanguíneos periféricos, entre outros locais. O bloqueio dos receptores beta-2 pode causar constrição dos brônquios, levando à dificuldade respiratória, e redução do fluxo sanguíneo periférico, causando a sensação de frieza nas mãos.

Esses efeitos são conhecidos como reações adversas do propranolol e estão relacionados à sua ação não seletiva sobre os receptores beta.

B. Há algum agravante em relação a esse paciente que pode colaborar com os sintomas relatados?

Sim, o fato de o paciente ser tabagista pode colaborar com os sintomas relatados. O tabagismo está associado a uma maior incidência de doenças pulmonares, como bronquite crônica e enfisema, que podem levar a uma função pulmonar comprometida.

O bloqueio dos receptores beta-2 pelo propranolol pode agravar a função pulmonar comprometida em tabagistas, exacerbando os sintomas respiratórios, como a dificuldade respiratória durante atividades físicas. Portanto, o tabagismo do paciente pode ser um fator agravante nesse caso.

C. Os efeitos descritos mediante o uso do propranolol podem ser evitados? Explique.

Os efeitos descritos mediante o uso do propranolol podem ser evitados em alguns casos. Uma opção é ajustar a dose do medicamento para minimizar os efeitos colaterais. Reduzir a dose pode ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas respiratórios e da vasoconstrição periférica.

No entanto, em alguns pacientes sensíveis, mesmo doses reduzidas podem continuar causando esses efeitos adversos. Nesses casos, pode ser necessário considerar a substituição do propranolol por outro medicamento com perfil de ação mais seletivo, como um antagonista seletivo dos receptores beta-1, que afetaria menos os receptores beta-2 periféricos.

É importante que o paciente relate esses sintomas ao médico, para que o profissional possa avaliar a necessidade de ajuste da medicação ou considerar outras alternativas terapêuticas adequadas para o seu caso específico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais