Logo Passei Direto
Buscar

Gestão de Pessoas

Colégio Objetivo
O melhor exemplo para o conceito de ética profissional está na alternativa:


 Miranda é uma diretora de empresa muito rígida que demite todos colaboradores que não se encaixam em seu perfil de gestão, sem oferecer treinamento para adequar o novo colaborador (ou mesmo os mais antigos) a seus anseios como gestora.
 Aline pegou ‘emprestado’ 1 pacote de folhas de sulfite para imprimir seus trabalhos da universidade, não avisou seu chefe imediato, mas assumiu o compromisso consigo mesma em devolver no dia do pagamento, antes que alguém percebesse o ocorrido.
 Roberto é um profissional considerado certinho por seus colegas, não chega atrasado, não fala da vida dos colegas, não participa de festas para não se envolver em fofocas, não puxa-saco do chefe e não participa das manifestações em prol de melhores benefícios para os colaboradores da empresa.
 Manoel é segurança em uma empresa e todas as vezes que alguém chega à empresa ou sai dela, ele abre a porta para a pessoa passar e oferece um sorriso.
 Justina é médica e voltava de um congresso e em seu voo um passageiro passou mal. O comandante da aeronave questionou os passageiros se havia entre eles algum médico. Justina se apresentou e deu os atendimentos possíveis ao passageiro, mas este morreu minutos depois.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O melhor exemplo para o conceito de ética profissional está na alternativa: - Justina é médica e voltava de um congresso e em seu voo um passageiro passou mal. O comandante da aeronave questionou os passageiros se havia entre eles algum médico. Justina se apresentou e deu os atendimentos possíveis ao passageiro, mas este morreu minutos depois. Nesse exemplo, Justina demonstrou ética profissional ao se apresentar e prestar os atendimentos necessários ao passageiro em situação de emergência, mesmo que infelizmente o desfecho não tenha sido positivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pergunta 1 0,5 pts
A empresa em que você atua como gestor pensa, ainda, de forma muito antiga. Você percebe a desmotivação nos seus colegas, mas não sente abertura das lideranças para apresentar ideias viáveis para ajudar a promover a motivação. Em uma reunião qualquer, seu chefe questionou aos presentes por que estavam tão apáticos. Foi surpreendido com várias falas que sinalizavam necessidades e que indicavam a desmotivação. Seu chefe, ao término da reunião, pede para você ficar e quando vocês estão sozinhos, ele argumenta o que seriam as necessidades que os colaboradores estavam sinalizando serem os fatores de desmotivação. Você poderia explicar, de formar ampla, para seu chefe que necessidade:


 É a satisfação de realizar algo que tire o indivíduo de seus estado de conforto para o estado de inquietação.
 É o desconforto entre o estado real/atual e o estado ideal/desejado e que a motivação está exatamente no caminho entre esses estados.
 É a motivação entre o estado real/atual e o estado ideal/desejado e que o conforto está exatamente no caminho entre esses estados.
 É a motivação entre o estado real/atual e o estado ideal/desejado e que o desconforto está exatamente no caminho entre esses estados.
 É o conforto entre o estado real/atual e o estado ideal/desejado e que a motivação está exatamente no caminho entre esses estados.

Pergunta 2 0,5 pts
Pedro foi educado em uma família rígida. Seu pai era empresário e conduziu os negócios da família por mais de 50 anos com pulso firme. Mesmo no século XXI, pensava que os colaboradores deveriam tratados como operários e exigia deles, além do cumprimento do horário de trabalho, subordinação total. Vivia dizendo que os funcionários eram vagabundos e que não davam valor à empresa.
Desde os 15 anos de idade, Pedro ajudava o pai. A princípio, com pequenas atividades, mas, com o passar dos anos, atuou diretamente na gestão da empresa. Trabalhava tanto que mal sobrava tempo para os estudos, e somente com 26 anos foi cursar Processos Gerenciais para ajudar na condução da empresa, mesmo sob os protestos de seu pai, que achava que o importante era trabalhar; seu pai dizia “estudar para quê?”.
Terminou os estudos na mesma época em que seu pai faleceu e precisou assumir a direção da empresa, pois era filho único. Decidiu aplicar os conceitos que aprendeu durante a formação os quais seu pai nunca deixou que se quer falasse sobre “essas modernices”, mesmo sem saber que se tratava de teoria do começo do século XX. Começaram as mudanças pelo gerenciamento das pessoas. Aplicou um dos princípios defendido por Elton Mayo sobre a relação social dos colaboradores na empresa. Após um período de observação e contato com os líderes da empresa, Pedro entendeu muito bem o que Mayo observou:


 Que os grupos não são importantes e que as pessoas devem ser tratadas apenas como profissionais que trocam trabalho por dinheiro.
 Que trabalho em equipe só funciona se as pessoas forem amigas dentro e fora do ambiente da empresa.
 Que era importante fortalecer as relações com o grupo e não com indivíduos; deveria valorizar o trabalho em equipe, autogoverno e cooperação; os líderes deveriam atuar como intermediários entre a gestão e a operação e que a autoridade não deve ser baseada na força, mas sim na cooperação e coordenação.
 Que os líderes precisam ter consciência de que mandam e exigir das pessoas que elas cumpram com suas responsabilidades e para isso os líderes devem usar todos os recursos, até mesmo a força, para que as pessoas cumpram as tarefas.
 Que não existe diferença entre líder e chefe, nem é importante lidar com trabalho em equipe.

Para resolver o problema 1, deve-se:


Substituir os líderes por outros mais motivadores.
Trocar todos os integrantes da equipe por pessoas mais motivadas.
Motivar as equipes para que elas produzam os resultados esperados.
Trocar os papéis dos líderes e transformá-los em chefes.
Promover estímulos para que os integrantes sintam-se parte do processo.

Você acabou de ser contratado por uma empresa para atuar como gestor. O cargo para o qual você foi contratado era ocupado por uma pessoa que não reconhecia o talento da equipe que conduzia. Tratava a equipe com descaso, culpava pelos erros e não a elogiava nunca. O turnover (rotatividade) da equipe era grande e foi justamente por isso que houve o desligamento do antigo gestor. Como seu desafio inicial, deverá recuperar a equipe, que é cara para a empresa, pois possui talentos muito específicos e difíceis no mercado. Para isso, você deverá:


Deixar que esses problemas resolvam-se sozinhos, uma vez que não foi você quem os criou.
Identificar os talentos da equipe e valorizá-los, reconhecendo seu trabalho e elogiando suas conquistas.
Ignorar o turnover da equipe, pois é um problema que não pode ser solucionado.
Contratar novos colaboradores para substituir a equipe atual.
Não se envolver com a equipe e focar apenas nas tarefas, bem como torná-los pessoas interessadas.

Ao tomar essa atitude, a diretoria valeu-se:


do relacionamento interpessoal.
da comunicação interna.
da ética profissional.
da cultura organizacional.
do clima organizacional.

Esse é um bom caso para exemplificar a:


comunicação interna.
cultura organizacional.
ética profissional.
clima organizacional.
relacionamento interpessoal.

Para resolver o problema 6, você deverá:


investir em desenvolvimento, pois os membros da equipe estão desatualizados e precisam melhorar seus estudos.
contratar sem se preocupar com os demais integrantes da equipe, pois, no final, tudo se acerta.
investir em treinamento da sua equipe, assim, o novo contratado poderá contribuir com mesmo nível de conhecimento dos integrantes atuais.
trocar todos os integrantes de sua equipe por novos colaboradores e, na contratação, escolher bem para evitar problemas futuros.
promover motivação para que os membros de sua equipe busquem sozinhos entender a necessidade de melhorar seus conhecimentos, afinal quem precisa melhorar são eles e não sua equipe.

Para resolver o problema 2, você deve:


 Promover desenvolvimento.
 Não fazer nada e esperar que os colaboradores tenham iniciativa para resolver seus problemas.
 Promover motivação.
 Promover demissão e novas contratações.
 Promover treinamento.

Mais conteúdos dessa disciplina