Buscar

Sobre a digestão e a absorção dos lipídeos da dieta no intestino delgado, assinale a alternativa CORRETA. Você não acertou!A.  Sais biliares emuls...


Sobre a digestão e a absorção dos lipídeos da dieta no intestino delgado, assinale a alternativa CORRETA.

Você não acertou!A. 

Sais biliares emulsificam os lipídeos, formando micelas mistas que se difundem facilmente para dentro das células epiteliais da mucosa intestinal.

Os sais biliares formam micelas mistas cuja superfície externa é composta de fosfolipídeos (com a parte polar voltada para a fase aquosa externa), e o interior é rico em triacilgliceróis. As lipases agem sobre os triacilgliceróis, e os produtos da sua ação difundem para o interior das celulas epiteliais da mucosa intestinal.

Resposta incorreta.B. 

As lipases convertem triacilgliceróis em ácidos graxos, CO2 e ATP.

As lipases convertem triacilgliceróis em monoacilgliceróis e diacilgliceróis, ácidos graxos livres e glicerol.

Resposta incorreta.C. 

Os quilomícrons são formados de monoacilgliceróis, diacilgliceróis, ácidos graxos livres, glicerol e apolipoproteínas.

Os quilomícrons são agregados de apolipoproteínas, triacilgliceróis e colesterol, que se movem pelo sistema linfático e corrente sanguínea para os tecidos.

Resposta correta.D. 

Nos capilares dos músculos e no tecido adiposo, a lipase lipoproteica, ativada pela apoC-II, hidrolisa os triacilgliceróis em ácidos graxos e glicerol.

Nos capilares dos músculos e no tecido adiposo, a lipase lipoproteica, ativada pela apoC-II, hidrolisa os triacilgliceróis em ácidos graxos e glicerol.

Resposta incorreta.E. 

Nas células dos tecidos muscular e adiposo, os ácidos graxos sofrem reesterificação e são armazenados na forma de triacilgliceróis.

Nas células musculares, os ácidos graxos são oxidados para obter-se energia; nos adipócitos, eles são reesterificados para armazenamento na forma de triacilgliceróis.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. Os quilomícrons são formados de monoacilgliceróis, diacilgliceróis, ácidos graxos livres, glicerol e apolipoproteínas. Os quilomícrons são agregados de apolipoproteínas, triacilgliceróis e colesterol, que se movem pelo sistema linfático e corrente sanguínea para os tecidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais