Buscar

TAXA MÉDIA DE JUROS A taxa média de juros tem como base teórica o conceito estatístico da média geométrica. Do ponto de vista da matemática finance...

TAXA MÉDIA DE JUROS
A taxa média de juros tem como base teórica o conceito estatístico da média geométrica.
Do ponto de vista da matemática financeira, podemos calcular a taxa média de um conjunto de taxas extraindo a raiz n-ésima, tomando-se como base o número de termos do próprio conjunto de taxas.
Imagine o conjunto de taxas (5%, 7% e 2%); nesse exemplo, o 3 é a quantidade de termos desse conjunto de taxas.
A definição da fórmula da taxa média segue basicamente o conceito da taxa acumulada de juros com taxas variáveis. Na verdade, devemos, em primeiro lugar, calcular a taxa acumulada e, na sequência, a taxa média. Observe o exemplo a seguir:
Fórmula
Em que n = número de taxas analisadas.


Essa pergunta também está no material:

MODULO-04 OPERAÇÕES COM TAXAS b
21 pág.

Matemática Financeira Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A taxa média de juros é calculada utilizando o conceito estatístico da média geométrica. Na matemática financeira, podemos calcular a taxa média de um conjunto de taxas extraindo a raiz n-ésima, onde n é o número de termos do conjunto de taxas. Por exemplo, se tivermos um conjunto de taxas de 5%, 7% e 2%, o número de termos é 3. A fórmula para calcular a taxa média é a seguinte: Taxa média = (1 + taxa1) * (1 + taxa2) * ... * (1 + taxan) ^ (1/n) - 1 Onde taxa1, taxa2, ..., taxan são as taxas individuais do conjunto e n é o número de taxas analisadas. Essa fórmula é baseada no conceito de taxa acumulada de juros com taxas variáveis. Primeiro, calculamos a taxa acumulada e, em seguida, a taxa média.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais