Questão 10/10 - Linguística Textual Leia o excerto a seguir:
“A linguística textual inicia-se, no Brasil, na década de 80 do século passado. O primeiro trabalho de que se tem notícia é o do Prof. Dr. Ignácio Antôn
A Tempo, espaço, introdução, mudança ou quebra de assunto, metacomunicação. B Tempo, introdução, espaço, conclusão, metacomunicação. C De reflexão, análise, sintaxe, morfologia, pontuação. D De crítica literária, cultura, introdução, socioconstrutivismo, interacionismo. E De pragmática, semântica, morfossintaxe, léxico, metacomunicação.
Questão 4/10 - Linguística Textual Leia a citação: “Os gêneros emergentes nessa nova tecnologia digital são relativamente variados, mas a maioria deles tem similaridades em outros ambientes, tanto na oralidade como na escrita. Muitos desses gêneros digitais são evoluções de outros já existentes nos suportes impressos (papel), ou em vídeos (ex.: vídeos, fotografias). Porém essa tecnologia studos dessa disciplina, videoaulas e livro de Linguística Textual e a sala de aula em relação ao uso e à escolha de gêneros para sala de aula, é correto afirmar que: Nota: 10.0
A a sociabilização do material produzido pelos alunos deve ser evitada.
B para ser considerado bom, um texto precisa ser literário ou muito inspirado.
C o ensino de gêneros possibilita sair do contexto fictício para o contexto real. Você assinalou essa alternativa (C) Você acertou! Comentário: Esta é a alternativa correta pois o principal foco do ensino deve ser a sociabilização do material produzido pelos alunos. Um texto, para ser considerado bom, não precisa ser literário ou fruto de uma grande inspiração. Os gêneros produzidos pelos alunos em sala de a ula têm relevância nesse contexto e além dos muros da escola, os gêneros podem ser trabalhados mais de uma vez, em diferentes anos, sempre haverá abor dagens diferentes. “Trabalhar a língua materna a partir dos gêneros textuais é trazer para dentro da sala de aula a realidade lá de fora. [...] O diferencial é que os gêneros nos possibilitam sair do contexto do totalmente fictício, como já citado anteriormente, para o real. Podemos trabalhar com os gêneros carta ou bilhete (e-mails e demais interações eletrônicas), propiciar que esse material seja trocado entre os alunos, fazendo permuta entre eles. [...] (Livro-base, p.150).
D os gêneros produzidos pelos alunos têm relevância em sala de aula, mas são irrelevantes fora da escola.
E deve-se evitar trabalhar gêneros que tenham sido estudados em outros anos pelo aluno.
A a sociabilização do material produzido pelos alunos deve ser evitada. B para ser considerado bom, um texto precisa ser literário ou muito inspirado. C o ensino de gêneros possibilita sair do contexto fictício para o contexto real. D os gêneros produzidos pelos alunos têm relevância em sala de aula, mas são irrelevantes fora da escola. E deve-se evitar trabalhar gêneros que tenham sido estudados em outros anos pelo aluno.